CNI mostra dados que indicam fim da recessão

Escrito por Redação ,
Legenda: Entre os dados destacados pela CNI, estão a melhora na produção industrial e o crescimento da confiança dos empresários do setor

Brasília. Pela primeira vez nos últimos três anos, todos os indicadores medidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) evoluíram de forma favorável, indicando o fim da recessão no Brasil, segundo informou ontem (21) o diretor de Políticas e Estratégia da entidade, José Augusto Fernandes.

Os dados foram apresentados nessa terça-feira a mais de 100 representantes diplomáticos de 80 países, que participam do 8ª Briefing Diplomático, um fórum de interação entre o setor industrial e o corpo diplomático em Brasília. O Briefing Diplomático ocorre duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre, desde 2014.

Confiança

Segundo José Augusto Fernandes, a confiança do empresário industrial alcançou 56 pontos em outubro, acima da média histórica do indicador. Além disso, a produção industrial parou de cair e teve leve melhora.

Outro dado positivo diz respeito à inflação, que está abaixo do esperado. Fernandes também destacou que o risco país passou de 289 pontos para 243 pontos. Outro dado mencionado por ele foi o crescimento da intenção de investimento, que subiu de 46,5 pontos para 49,6 pontos. Por fim, ele também destacou que o desemprego no Brasil caiu para 12,4% em setembro deste ano.

O diretor da Confederação Nacional da Indústria também ressaltou, durante o evento, que a queda da inflação e a redução dos juros dão sinais positivos para o sistema financeiro, ampliando, assim, as perspectivas de oferta de crédito.

Reformas

A Confederação Nacional da Indústria também apresentou aos representantes diplomáticos a posição do setor industrial sobre a agenda de reformas propostas pelo governo, países prioritários para negociações internacionais e a regulamentação da Lei de Migração.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.