Chinesa Meheco quer produzir máquinas no CE

Gigante chinesa pode instalar duas fábricas na área de saúde no Ceará, uma na ZPE e outra no Pólo do Eusébio

Escrito por Redação ,
No primeiro dia da missão na China, o governador Camilo Santana estreitou relações com o País a partir da assinatura memorando de entendimento com a multinacional chinesa Meheco (Medical Health Company), em Pequim, para desenvolver soluções para a implementação, construção, financiamento e operação de projetos na área da saúde. É prevista a instalação de uma fábrica de máquinas de alta complexidade na Zona de Processamento e Exportação do Ceará (ZPE Ceará). 
 
> ZPE Ceará chama atenção em feira 
 
Além da unidade para fabricação e montagem de equipamentos como tomógrafos, aparelhos raios-x e ultra-som, entre outros, ainda está sendo articulada a instalação de uma segunda unidade da multinacional no Estado. Voltada à produção de insumos básicos, como seringas, luvas e gases, a fábrica poderá vir a se instalar no Polo industrial e Tecnológico da Saúde (Pits), no Eusébio, onde já existe uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

“A Meheco é uma das maiores empresas do mundo na fabricação de medicamentos e equipamentos na área da saúde. Eles demonstraram muito interesse em fazer investimentos no Ceará. Além de instalar uma fábrica de produção de equipamentos para área da saúde, eles pretendem financiar, por meio do banco de desenvolvimento chinês, equipamentos para a área da saúde pública do Estado do Ceará”, apontou o governador, descrevendo os trabalhos que a empresa estrangeira poderá desempenha no Ceará.

Financiamento

Para discutir o financiamento de programas e projetos apresentados pelo Estado em parceira com investidores asiáticos, Camilo Santana também se reuniu ontem com Tian Yunhai, diretor para a África e Américas do Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês). Atualmente, o CDB tem ativos no valor de 2,2 trilhões de dólares e o Brasil tem sido o principal parceiro para operações no mundo. De acordo com o governador, o diretor do CDB confirmou o interesse da instituição de financiar tanto o projeto de uma refinaria de petróleo no Pecém, que o Estado busca prospectar com chineses, como projetos para a área da saúde. “Foram encontros muito produtivos, que trazem excelentes perspectivas de novos investimentos para nosso estado”, destacou Camilo. 

Durante o encontro, o diretor do banco teria destacado que o CDB pode fortalecer as relações entre a Província de Fujian, na China, e o Ceará. Ficou acordado que o banco e o governo trabalharão, a partir de agora, em conjunto para construir uma aliança nas áreas de interesse do Estado. “Queremos ser a porta de entrada dos investimentos chineses no Brasil e na América Latina”, apontou o governador. 

Porto de Singapura 

Em outra frente, César Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Econômico, e Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, se reuniram ontem com Ong Seow Leong, vice-presidente do Grupo PSA Singapore, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Missão Ásia – Investimentos em Portos Brasileiros. Os dois representantes do Ceará conheceram o porto e apresentaram o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O Porto de Singapura (PSA Singapore) é o terceiro maior porto do mundo, com projetos portuários abrangendo a Ásia, a Europa e as Américas. Para Cesar Ribeiro, a visita é uma oportunidade. “É importante conhecer a operação de um dos maiores e mais importantes portos no mundo, ocasião em que apresentamos também o Porto do Pecém, sempre na visão de abrir novas fronteiras e oportunidades de negócios para o Ceará”, ressaltou o secretário. 

Agenda 

Nesta terça-feira (19), o governador Camilo Santana e a comitiva cearense seguem para Hangzhou, na China, onde visitam a fábrica de grandes geradores de energia do Chint Group e se reúnem com a direção da empresa. Na quarta-feira (20), César Ribeiro e Danilo Serpa seguem para Xiamen para acompanhar a ZPE Ceará na China International Fair for Investment & Trade. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.