Ceasa: abastecimento normalizado até terça
Após 11 dias de paralisação dos caminhoneiros, os produtos voltaram a chegar à Ceasa-CE
As Centrais de Abastecimento do Estado do Ceará S/A (Ceasa-CE), vão, aos poucos, voltando à normalidade, após a paralisação dos caminhoneiros em todo o País. Ontem, dezenas de veículos que estavam parados nas rodovias há cerca de 11 dias, enfim levaram produtos para a feira. A expectativa é que, caso não haja nenhum novo episódio similar de paralisação, mais caminhões cheguem neste fim de semana com frutas, verduras e legumes, voltando a atuar com 100% da capacidade até terça-feira (5).
Leia ainda:
> Restaurantes enfrentam falta de produtos
> Postos têm movimentação tranquila; gasolina a R$ 4,77
> Petrobras defende política de preços
Dos produtos que mais fizeram falta nos últimos dias, laranja e batata-inglesa foram os mais comemorados quando começaram a ser descarregados. "Essa mercadoria estava na estrada desde a outra semana, parada por conta da greve. Aqui, não tinha mais batata-inglesa. Agora, vai normalizando", afirmou um feirante, enquanto acomodava várias sacas do tubérculo em seu espaço de vendas.
"Ficamos vários dias sem laranja, os clientes estavam reclamando. Agora, finalmente, tem de novo", comentou, afirmando estar "aliviado", outro vendedor de frutas da Ceasa.
Além da laranja e da batata-inglesa, chegaram às Centrais grandes quantidades de abacaxi, cebola e goiaba, principalmente. De acordo com o analista de mercado das Centrais de Abastecimento, Odálio Girão, as operações vão, aos poucos, retomando seu fluxo cotidiano.
Movimento
"O mercado iniciou a quinta-feira voltando à sua normalidade, recebendo mercadorias como abacaxi, em grande escala. Laranja, chegaram muitas carradas. Banana da região (do Maciço) de Baturité e de outros estados já chegam. Goiaba, em boa quantidade. Chegaram (também) em grande escala batata-inglesa e cebola. Nisso, o mercado já está operando com boa capacidade de comercialização", disse o analista.
Conforme Girão, os clientes também perceberão melhora do poder de compra quando visitarem a Ceasa, a partir desta sexta. "Os preços voltam aos patamares normais.
Isso é bom, pois o mercado já recebe uma boa quantidade de produtos de outros estados para completar a comercialização. Podemos dizer que estamos operando com uma boa oferta. Esta sexta, será uma grande feira. Os compradores do interior virão", apontou.
Caminhões
Girão afirmou que cerca de 150 caminhões levaram produtos ontem às Centrais de Abastecimento. O normal para uma quinta-feira, conforme ele, seriam 300. "Estamos operando com 70% da capacidade. Deveremos chegar a 100% no máximo até terça-feira", asseverou.