Cearenses visitarão alemã que planeja estaleiro em Camocim

A comitiva chegará à Alemanha no dia 1º de setembro para conhecer os estaleiros da Nordic Yards

Escrito por Redação ,
Legenda: Após a visita da comitiva, programada para o mês de setembro, a expectativa é que seja dada entrada no licenciamento ambiental do empreendimento
Foto: FOTO: JESSYCA RODRIGUES

A empresa alemã Nordic Yards, interessada em fazer parceria com a russa JSC SSTC no projeto de instalação de um estaleiro em Camocim, convidou uma comitiva cearense para visitar suas instalações na Alemanha, e adiantar as tratativas da sociedade. Após a visita, a expectativa é de que seja dada entrada no licenciamento ambiental do empreendimento. Já os estudos da infraestrutura da área para receber a indústria naval, de responsabilidade do Estado, tiveram sua licitação iniciada.

A comitiva chegará à Alemanha no dia 1º de setembro. Ela será formada por representantes do governo estadual, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), da Prefeitura de Camocim e da empresa cearense Pentagonal Consultoria e Investimentos, que vem prestando assessoria ao grupo russo para a execução do projeto. Em carta-convite, o CEO da Nordic Yards, Vitaly Yusufov, afirma que a cooperação entre o Brasil, a Rússia e a Alemanha é de "grande importância estratégica".

"Terei o prazer de mostrar-lhes os nossos estaleiros e discutir todos os temas de interesse mútuo, a respeito de nossa cooperação, bem como determinar os parâmetros de futuras atividades da Nordic Yards no Brasil", afirma. De acordo com o diretor da Pentagonal, Aécio Gonçalves, durante a visita, eles deverão também acertar a vinda de representantes da empresa alemã ao Estado, para conhecer a área reservada para receber o estaleiro. "Na ocasião, nós também iremos pô-los a par dos incentivos oferecidos pelo governo estadual para esse tipo de empreendimento", informou.

A Nordic Yards já havia recebido convite formal para visitar o Ceará durante a VI Cúpula dos Líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ocorrida no mês passado em Fortaleza. O CEO da empresa disse lamentar não ter tido condições de aceitar o convite. "Infelizmente, foi dado um curto espaço de tempo e não foi possível preparar-me completamente para as negociações", justifica, na carta.

Bancos de investimento

A empresa, que possui três estaleiros na Alemanha e um outro na Rússia, caso seja concretizada a parceria, será responsável por fazer o investimento necessário para a instalação do empreendimento. De acordo com o diretor de Negócios Internacionais da Pentagonal, Decio Cezar da Silva, já existem dois bancos interessados em financiar o empreendimento, um russo e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). O fato de o investidor ser russo e radicado na Alemanha, facilitou, de acordo com Decio, o contato com as instituições financeiras. Além da Nordic Yards, o empreendimento cearense também deverá contar com a parceria da MMG Propeller, empresa também alemã que presta serviços para a Nordic, entre outras companhias, na área de tecnologia de propulsão. A empresa fabrica hélices de embarcações de alta tecnologia que permitem aumento do desempenho do navio e economia de combustível.

Reparo e modernização

O projeto que vem sendo trabalhado prevê a instalação de um estaleiro para reparo e modernização e para construção de navios de médio e grande porte, como embarcações de apoio para plataformas e para transporte de petróleo e gás.

A licença para o empreendimento, que será solicitada à Semace e ao Ibama, deverá ser solicitada após a volta da comitiva, segundo adiantou Aécio Gonçalves, da Pentagonal.

Iniciada a licitação  para estudos técnicos

Após 34 semanas da assinatura do termo de compromisso com a JSC SSTC, para a realização de estudos para construção de um estaleiro de grande porte no Ceará, o Governo do Estado deu início ao processo licitatório para definição da empresa que fará os estudos técnicos da área que deverá receber o empreendimento, em Camocim.

Para o Estado, coube a responsabilidade da execução dos estudos, que trarão dados como layout geral (levantamento topográfico), batimetria (levantamento de profundidade) na bacia do site e nas proximidades da rota marítima, investigações do solo do local, pesquisas hidrometeorológicas, entre outros. Estes estudos, quando prontos, serão entregues à empresa russa, que o utilizará para finalizar o estudo básico do projeto do estaleiro, que trará informações mais detalhadas sobre o empreendimento, assim como o valor de investimento necessário.

O estaleiro deverá ser construído de forma modular, segundo o diretor da Pentagonal Consultoria, Aécio Gonçalves. Isso significa que o projeto será feito em fases, podendo ser expandido, de acordo com as demandas.

Prospecção

O interesse dos investidores russos em construir um estaleiro no Ceará foi divulgado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste, em julho de 2013. Após assinar o termo de compromisso com a Adece e a Prefeitura de Camocim à realização de estudos para o estaleiro, em dezembro passado, a JSC SSTC enviou técnicos a Camocim. Eles deram parecer favorável ao empreendimento.

Sérgio de Sousa
Repórter

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado