Ceará tem mais 20 eólicas em leilão

Escrito por Redação ,
Legenda: O Ceará cadastrou ainda dois projetos de energia fotovoltaica e uma térmica a gás natural
Foto: FOTO: KIKO SILVA

O Ceará teve 20 novos projetos de usinas eólicas cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para participar do Leilão de Energia Elétrica A-5, programado para o dia 28 de novembro. Com isso, o total de empreendimentos no Estado que participarão do certame chega a 116, sendo dois deles de energia fotovoltaica e uma térmica a gás natural, somando uma geração de 3.279 megawatts (MW).

Os novos projetos foram cadastrados após a EPE adiar o prazo de inscrição, decisão tomada para que três hidrelétricas pudessem ser incluídas. Das três, duas se cadastraram, somando uma potência de 268 megawatts (MW). Anteriormente, o leilão estava programado para ser realizado no dia 12 de setembro deste ano. Com o novo prazo, foram cadastrados mais 74 projetos em todo o Brasil.

Os 20 novos projetos de eólica no Ceará acrescentam 579 MW ao que já estava inscrito para empreendimentos no Estado. Agora, a oferta por esse tipo de fonte chega a 2.850 MW. Os dois projetos fotovoltaicos somam mais 60 MW e a térmica a gás natural acrescenta 369 MW.

Ao todo, o Leilão A-5 recebeu pedido de inscrição de 1.115 empreendimentos (1.041 antes do adiamento), totalizando 53.869 megawatts (MW), que ainda passarão pela fase de habilitação. A energia eólica continua com o maior número de projetos, seguida da energia solar. Em termos de capacidade instalada, os projetos de térmicas a gás natural lideram a lista do A-5, com mais de 20 mil MW. A produção que será leiloada tem entrega prevista para janeiro de 2019.

Ranking

A Bahia lidera em empreendimentos eólicos, com 260 unidades somando uma oferta de 6.379 MW. Na sequência, vem o Rio Grande do Norte, com 160 projetos (comando 3.885 MW). Também à frente do Ceará está o Rio Grande do Sul, com 136 projetos eólicos (totalizando 3.104 MW ofertados).

Na energia fotovoltaica, da qual o Ceará é pioneiro, Bahia também está na liderança em número de cadastros, com 120 unidades e uma oferta de 3.155 MW. O Ceará ficou atrás ainda de outros seis estados: Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Piauí e Tocantins. (SS)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.