Ceará tem 146 cidades aptas a operar 4G de 700 MHz

Outros oito municípios aguardam pendências, segundo balanço divulgado na tarde de ontem pela Anatel

Escrito por Armando de Oliveira Lima - Repórter ,
Legenda: Operadoras já planejam expansão de cobertura a partir da frequência que será liberada totalmente em 27 de setembro deste ano
Foto: FOTO: MARCELINO JÚNIOR

Capaz de lançar o sinal de telefonia móvel a uma distância três vezes e meia maior que a atual - a qual opera a 2.600 megahertz (MHz) -, a frequência de 700 MHz usada pela TV aberta analógica está sendo liberada por completo em algumas cidades do Ceará e já começa a ser usada pelas companhias de telecomunicações desde junho. De olho nesta nova possibilidade de expansão, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou uma lista de 2,3 mil cidades aptas a operar a nova frequência, das quais 146 são cearenses.

De passagem no Ceará na tarde de ontem (29) - em um tour que realiza pelo Nordeste -, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, confirmou a data de desativação do sinal analógico para 27 de setembro, o que libera a frequência de 700 MHz por completo em três regiões do Estado. No entanto, mesmo nas 146 cidades avaliadas como aptas pela Agência, e até em parte das que terão a frequência liberada, não é garantia que o 4G seja implantado com rapidez, levando o benefício de uma velocidade bem mais rápida, além de poder penetrar em ambientes fechados com maior facilidade.

O motivo são os custos e o retorno econômico medido pelas operadoras para levar o sinal a cada uma dessas cidades - apesar de a nova frequência liberada pela Anatel possibilitar a expansão do sinal sem a necessidade de instalar mais antenas. A Oi, por exemplo, sequer participou do leilão e não vai operar o 4G de 700 MHz.

Expansão

Com um total de 65 municípios cobertos com o sinal 4G, a TIM afirmou que tem trabalhado para "ocupar a faixa em localidades onde o sinal analógico não possui nenhum canal ocupando a frequência", como já fez em Fortaleza, Barbalha, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Novas Russas, Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Iracema e Tauá. Até o fim do ano, a tele pretende chegar a 74 municípios cobertos.

"Com essa nova infraestrutura, a TIM se preparou e já oferece o serviço de voz sobre LTE (VoLTE), que permite menor tempo de estabelecimento nas chamadas, maior nitidez e menor consumo de bateria dos aparelhos, entre outros", afirma o gerente de Engenharia de Redes da TIM Nordeste, Ageu Guerra.

Já a Claro, que possui 43 cidades cobertas com o 4G no Estado, destacou o arremate da "do lote mais disputado da frequência de 700 MHz" e disse apostar que "a ativação do 700MHz e a introdução da tecnologia 4,5G colocam a prestação do serviço móvel pessoal num novo patamar".

Ao afirmar que "conta com a liberação da faixa de 700 MHz para continuar expandindo a cobertura de 4G no Estado", a Vivo destacou o sinal em cidades como Jijoca de Jericoacoara, Beberibe, Eusébio, além da Capital.

Lista dos municípios

Confira todos os 146 municípios aptos a receber o sinal 4G, segundo avaliação da Anatel: http://bit.ly/cecidades4g

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.