Ceará pode ser hub internacional de mármore

Nesta semana, deve ser assinado um protocolo de intenções entre o governo do Estado e representantes italianos

Escrito por Redação ,
Legenda: O projeto de abertura de rotas comerciais entre os dois portos para o transporte de mármore e granito já está sendo desenvolvido pela Câmara de Comércio de La Spezia e a autoridade portuária do lugar
Foto: Foto: MIGUEL PORTELA

O Ceará pode se tornar um hub internacional de mármore e granito, passando a beneficiar produtos locais e também oriundos de outros mercados e depois exportá-los, via Porto do Pecém, para a Europa e, posteriormente, para o resto do mundo. O primeiro passo para atingir essa posição será a assinatura, nesta semana, de protocolo de intenções envolvendo o governo do Estado, autoridades italianas e representantes do Porto de La Spezia, localizado próximo a cidade de Gênova, para viabilizar projeto de abertura de rotas comerciais entre Pecém e Itália.

A informação é do diretor de Projetos da Câmara de Comércio Italo-Brasileira Região Nordeste, Claudio Vullo, segundo quem, a formalização da parceria será realizada durante as festividades de comemoração a Data Nacional da República Italiana, que ocorrerão em Fortaleza nessa terça-feira, dia 2 de junho.

Conforme Claudio Vullo, o projeto de abertura de rotas comerciais entre os dois portos já está sendo desenvolvido pela Câmara de Comércio de La Spezia e a autoridade portuária do lugar. "Há muito interesse em criarmos novas rotas comerciais entre o Ceará e a Itália através do Porto de La Spezia, onde temos uma escola de tecnologia marítima. Temos muito interesse nesse relacionamento com Porto Pecém", frisa Vullo. O diretor da Câmara de Comércio Italo-Brasileira lembrou que, atualmente, a maioria das mercadorias que partem do Pecém para Europa seguem para o Porto de Roterdã, na Holanda. "A Itália é mais próxima do Ceará do que o Porto de Roterdã, na Holanda, o que resulta numa economia de custo e de logística. Ligando o Pecém ao Porto de La Spezia, teremos uma economia de quatro dias de navio. Ou seja é uma logística mais rápida e mais econômica. E o Ceará ainda poderá usar o Porto de La Spezia como ponte para outros destinos na Europa", alerta. Embora afirme "que ainda não possui dados técnicos para falar do quanto será possível economizar financeiramente, em termos percentuais", Vullo garante: "Será muito interessante para ambos os lados".

Vullo explica que o acordo a ser assinado pelos presidentes da Adece e da Ceará Portos, além dos titulares da Câmara de Comercio de La Spezia e da Câmara de Comércio Italo-Brasileira Região Nordeste, envolverá troca de conhecimento, de tecnologia e de investimento. "Esse projeto pode dar uma levantada (no Pecém) depois da decepção com a refinaria", reforça.

Potencial

Além de ressaltar que a logística é a "área forte do Ceará", Vullo destacou o potencial do Pecém. "O Porto do Pecém tem o maior calado de toda a américa, incluindo a América do Norte. Então existe um grande potencial. Nossa ideia é criar um canal direto para os produtos virem da Itália para Fortaleza, como canal preferencial. Então a Itália seria a alternativa para enviar produtos da Europa para todo o Brasil e Fortaleza seria alternativa para todos os estados brasileiros enviarem produtos para qualquer lugar da Europa", explica.

Outra vantagem, segundo ele, com a criação de rotas comerciais entre os portos italiano e cearense é o estimulo à concorrência. "Os italianos são muito presentes no Nordeste e a Itália tem uma posição privilegiada em relação a toda Europa e também ao Mediterrâneo todo. Além dessas vantagens, estaremos criando concorrência, que faz sempre bem ao mercado".

Setor

Dentre os setores produtivos a serem beneficiados com a parceria, Claudio Vullo aponta prioritariamente o de mármores e granitos. "Hoje o Ceará é o segundo maior produtor do País, logo depois do Espírito Santo, mas não tem estrutura de beneficiamento. Então o mármore cearense segue para ser beneficiado no Espírito Santo e só depois é exportado. Mas a parceria com o Porto de La Spezia pode envolver apoio ao desenvolvimento do Polo de Beneficiamento de Mármore e Granito, que já vem sendo estudado. A Itália pode contribuir com tecnologia e equipamentos para beneficiar o mármore localmente e até enviar o mármore italiano para ser beneficiado aqui e depois exportado. Então o Porto de Pecém se tornaria estratégico para transporte desse produto, passando a ser um Hub de mármore internacional e nacional. Essa é apenas uma das ideias", observa.

Ângela Cavalcante
Repórter

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