Ceará na mira do turismo pelo mar

Escrito por Redação ,

Com localização privilegiada, a Capital cearense pode se tornar o novo portão de entrada de navios transatlânticos vindos da Europa e América do Norte. Em reunião com Clayton Armelin e Valter Patriani, executivos da CVC, em São Paulo, o secretário do Turismo de Fortaleza, Regis Medeiros, confirmou a parceria com a Pullmantur Cruzeiros para garantir a vinda da embarcação Sovereign, da Europa.

Segundo Medeiros, já na próxima temporada 2019/2020, Fortaleza receberá o Sovereign trazendo cerca de 3 mil passageiros, entre turistas e tripulantes. "São visitantes de alto poder aquisitivo que deverão passar o dia em Fortaleza, movimentando nossa economia", comenta.

Para que mais embarcações deste porte atraquem no Terminal Marítimo do Mucuripe, alguns ajustes serão realizados. "Vamos melhorar a logística, recepção e serviços. Será uma tarefa conjunta com a Prefeitura, Governo do Estado e Companhia Docas. O Governo Federal também deve começar a obra de dragagem, o que vai possibilitar o aporte de embarcações maiores no Terminal", diz o secretário.

Movimentação

Na temporada 2017/18, Fortaleza recebeu 12 navios, com cerca de 16.110 passageiros. Durante a chegada, os visitantes foram recebidos com brindes, informações de pontos turísticos, endereços das Casas do Turista, dicas de restaurantes e praias.

O número deve crescer na próxima temporada. De acordo com estudo realizado pelo Ministério do Turismo sobre perfil e impactos econômicos no Brasil dos Cruzeiros Marítimos (temporada 2015/2016), a movimentação do setor gerou cerca de R$ 1,911 bilhão e acarretou 30.884 postos de trabalho na economia brasileira. Desse total R$ 113 milhões foram gerados por gastos dos passageiros e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e de trânsito.

Debate

O tema "Cruzeiros Marítimos: Perspectivas no Brasil e no Mundo" estará em debate no Ciclo de Palestras, realizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-CE, que acontecerá no próximo dia 15 de maio.

O evento promete analisar a atual conjuntura dos cruzeiros no Brasil e como esse setor pode evoluir, tendo como comparação a realidade em outros países. Para discutir o assunto, o Cetur convidou o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia-Brasil), Marco Ferraz.

Segundo a presidente do Cetur, Circe Jane Teles, os cruzeiros no Brasil apresentam um crescimento ainda tímido que precisa ser revertido. O objetivo, pontua, é incrementar o setor, que é uma importante vertente do Turismo no País. Para isso, enfatiza que é necessário adequar bem o litoral brasileiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.