CE: venda de carro deve ficar estável

Escrito por Redação ,

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) anunciou ontem (3), a previsão de queda de 10% nas vendas do setor automotivo em 2015, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A nova estimativa é bem mais pessimista do que a queda de 0,53% comunicada no início do ano. No entanto, de acordo com o presidente da Fenabrave Ceará, Fernando Pontes, a previsão não vale para o Estado. "Em 2015, Fortaleza terá estabilidade nas vendas em relação a 2014, onde foram comercializados 62 mil veículos", afirma.

Segundo Pontes, já era esperado que em janeiro e fevereiro as vendas caíssem, devido os gastos extras do consumidor no início do ano, como os pagamentos de impostos e volta às aulas. Já o mês de fevereiro foi prejudicado pela quantidade de dias úteis, com apenas 17, devido o carnaval. "Cada dia que o comércio fecha por causa de um feriado, gera um prejuízo de vendas de 180 a 200 carros. O consumo deve melhorar em março, pois é quando recuperamos o tempo perdido", explica.

Mesmo diante do cenário econômico em que se encontra o País, Pontes acredita que Fortaleza está preparada para passar por esse momento, sem ser afetada pela crise. "Nós estocamos bem, temos carros pra vender, temos estoque e vários feirões. O comércio de veículos de Fortaleza não vai sentir o impacto da crise no País", concluí.

No Brasil

Conforme o levantamento da Fenabrave, os emplacamentos de veículos novos no País deverão somar 2,48 milhões de unidades durante o ano de 2015.

O segmento de caminhões deverá ter o pior desempenho neste ano. A Fenabrave prevê que as vendas de pesados deverão cair 10,5% em 2015 frente a 2014.

Já os automóveis e comerciais leves, devem cair 10%, número maior do que o recuo de 0,5% previsto no início do ano. A estimativa das vendas de motos, implementos agrícolas e outros veículos, é de retração de 22,25%, ante previsão de -0,43%.

O mês de fevereiro encerrou com uma queda de 28,3% nas vendas de veículos na comparação com igual mês do ano passado e de 26,7% ante janeiro. No segundo mês do ano foram emplacadas 185.961 unidades.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.