CE fará promoção de destinos turísticos na Dinamarca

Localização geográfica do Estado é um dos pontos fortes para ampliar o turismo internacional

Escrito por Bruno Cabral* - Repórter ,
Legenda: A capital da Dinamarca também pretende atrair mais turistas do Brasil
Foto: Fotos: Roberto Castro

Copenhague (Dinamarca). Reforçando a estratégia de se tornar a porta de entrada do turista estrangeiro no Brasil, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo, avalia a possibilidade de fazer uma promoção compartilhada entre Ceará e Santa Catarina dos atrativos de cada estado, voltada para o público dinamarquês. A ideia é aproveitar a malha aérea que liga destinos na Europa a Fortaleza e, eventualmente, criar uma nova rota entre a Capital e Florianópolis.

Segundo o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, embora o mercado dinamarquês seja relativamente pequeno, há a possibilidade de trabalhar os dois destinos brasileiros juntamente com operadores de turismo do país escandinavo.

"Por uma questão geográfica, nós estamos sendo a porta de entrada do turista estrangeiro no Brasil, estamos trabalhando para ter um voo Fortaleza-Londres, o que irá facilitar a conexão com a Dinamarca", disse o secretário durante visita à embaixada brasileira na Dinamarca, nessa segunda-feira (20), promovida por uma missão do Ministério do Turismo e Embratur, com representantes de Santa Catarina, para conhecer ações que deram resultados positivos para o turismo de Copenhague.

Promoção

Na ocasião, Pinho disse que a promoção poderá ser feita pela internet, com foco no turismo de aventura. "Podemos promover, por exemplo, destinos como Jericoacoara, Serra da Ibiapaba e Capada do Araripe", disse. Sobre o voo direto para Florianópolis, o secretário disse que é preciso apenas criar a demanda.

Durante o encontro, o embaixador brasileiro na Dinamarca, Carlos Antônio da Rocha Paranhos, disse que, em geral, o turista dinamarquês identifica o Brasil como um destino de aventura, mas conhece principalmente a região amazônica e as cataratas do Iguaçu. "Para a Dinamarca, o Brasil é o País mais importante da América Latina. Então acredito que eles poderiam investir mais nesse turismo, mas espero que haja voos diretos do Brasil, pois há uma boa expectativa de emissão de turismo daqui para lá", disse o embaixador.

Exemplo

Para o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, o Ceará é um exemplo de divulgação do Brasil no exterior, mas é preciso criar um ambiente mais amigável para os investidores estrangeiros no País, além de melhorar a infraestrutura urbana para receber esses turistas. "O Ceará tem consistência na divulgação do turismo do Brasil e nós, de Santa Catarina, podemos aprender com o Ceará na até atração de voos, mas não podemos ficar concentrado só no turismo de resort, no qual a pessoa não pode colocar o pé na rua", disse.

Em 2017, a Dinamarca enviou 18,5 mil turistas para o Brasil, segundo a embaixada brasileira no país. Uma dos objetivos da missão do Ministério do Turismo é conhecer os investimentos em infraestrutura e recuperação de zonas até pouco tempo degradadas como forma de fomentar o turismo.

No Ceará, segundo a Secretaria de Turismo do Estado, foi registrada a chegada de 200 turistas dinamarqueses em voos diretos via Fortaleza de janeiro a junho deste ano. Na perspectiva anual, na comparação com o ano de 2017, poderá haver um aumento até o fim de dezembro de 2018. No ano passado, foi registrada a entrada de 365 turistas dinamarqueses no Ceará.

O jornalista viajou a convite do Ministério do Turismo e da Embratur*

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.