CE expõe produto no Rio com foco em exportação

23 empresas cearenses apresentam seus produtos até 16 de setembro no show room Chama Empreendedora

Escrito por Fernanda Cavalli - Repórter ,
Legenda: 215 micros, pequenos e médios empresários do Brasil estão expondo produtos típicos de suas regiões, na Associação Comercial do Rio de Janeiro

Redes, peças bordadas à mão, alimentos à base de caju, roupas de renda e móveis, estão entre os artesanatos expostos por 23 empresas cearenses, desde a última segunda-feira (25), no show room do projeto Chama Empreendedora, no Rio de Janeiro. A exposição, voltada aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e à Paraolimpíada, pretende atrair empresários e diplomatas de 32 países apontados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) como mercados prioritários das exportações brasileiras. O evento segue até o dia 16 de setembro deste ano.

Ao todo, 215 micros, pequenos e médios empresários de vários estados do Brasil estão expondo produtos típicos de suas regiões, no hall de entrada da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio). As peças não estão à venda, no espaço são disponibilizas apenas as fichas técnicas das empresas participantes, aos empresários interessados. A mediação e o suporte às cooperativas cearenses, estão sendo realizados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE).

Exportação

A sete dias da abertura dos Jogos Olímpicos, a exposição promete melhorar o mercado de exportação do Estado, como conta a gestora do Projeto de Internacionalização de Micro e Pequena Empresas do Sebrae Ceará, Marta Campelo. "É uma baita oportunidade, além do show room, as empresas selecionadas ficarão na Vitrine Exportador (plataforma digital do Mdic com mais de 20 mil empresas cadastradas), onde 32 países terão acesso às fichas das empresas cearenses", comemorou.

Segundo o coordenador da Chama Empreendedora - projeto que está à frente do show room - Marcus Barão, durante às Olimpíadas serão realizados 30 grandes eventos no espaço da ACRio, se tornando um ponto de negócios no Rio de Janeiro. A exposição ficará fixa durante todo o período olímpico.

Marcas do Ceará

As empresas cearenses foram selecionadas, pelo potencial de exportação, após participarem do circuito da Chama Empreendedora. O projeto, idealizado pela ACRio, visitou 16 capitais brasileiras, no primeiro semestre do ano, para gerar oportunidades aos empresários locais durante o revezamento oficial da Chama Olímpica pelo País.

A gestora de projetos da empresa Yamor da Ethel - que foi selecionada para participar do evento - Kelly Whitehurst, conta que a expectativa da empresa de bordados à mão é apresentar as 10 peças que foram selecionadas para o evento, esperando um retorno de médio a longo prazo para fechar novos negócios. "Estamos retornando para o mercado internacional, a confecção foi muito massacrada pela concorrência da China e pela instabilidade do dólar, hoje nós estamos exportando cerca de 10% da nossa produção para a América do Sul e do Norte, há 15 anos nós exportávamos 40%".

Além da empresa Yamor da Ethel, as outras marcas cearenses selecionadas foram: Bebidas Asa Branca, Blua, Bonari, Cajú Cardeal, Ceará Designer, cimara Moda Íntima, Fino Corpo, GreenBag, Greenish, Hanova, Madresilva, Matulão, Modeladores e Cores, Ocean Wave, Pensart, Piscis, Sandpalias Apuana, Vizzia Sandálias, Redes Isaac, Fly Coco e Georgia Dielly.

Promoção do Estado

Além do show room, outras ações serão realizadas durante o período da Olimpíadas e Paraolimpíadas, para a promoção do Ceará, no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), em parceria com o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), participará, no dia 13 de agosto, do Projeto Casa Brasil do Ministério do Turismo, onde será apresentado a cultura do Estado em uma lounge temática, no auditório da Casa Brasil (localizado no Píer Mauá, Jardim Botânico). No local haverá um vídeo de promoção ao Ceará, além de uma rendera fazendo na hora do evento peças de renda à mão.

"A gente tem uma oportunidade única nas Olimpíadas, porque temos uma grande concentração de jornalistas do mundo inteiro passando por estes locais. Nós acreditamos que o turismo é feito pela promoção, se você não conhece o destino, você não tem desejo de ir para aquele lugar", ressaltou a secretaria executiva da Setur, Luciana Lobo.

Feira dos Povos

A Casa Brasil também está com inscrições abertas até hoje (29) para artesãos e cooperativas que tem interesse em participar da Feira dos Povos e da Biodiversidade do Brasil, que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de agosto, no espaço. A seleção será feita pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário e do Meio Ambiente, que escolherão 24 empreendimentos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Ceart, o Centro entrou em contato com as associações e cooperativas de alimentos e artesanatos do Estado, incentivando a participação no evento. O objetivo da feira é divulgar os produtos do País aos visitantes que estarão no Rio de Janeiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.