Casas Olé investe R$ 1,2 mi em duas fábricas no CE

Com investimento, a produção de estruturas pré-moldadas visa atender a demanda, que cresceu 50%

Escrito por Redação ,
Legenda: Empresa fabrica cerca de 3,2 mil metros quadrados de muros e paredes pré-moldados por dia

Seja para construir grandes empreendimentos, como shoppings e supermercados, ou investimentos menores, como residências, a utilização de peças pré-fabricadas é cada vez mais comum. Visando atender à clientela crescente, as Casas Olé, empresa especializada na produção desse tipo de estrutura para o segmento de habitação, irá investir cerca de R$ 1,2 milhão na instalação de duas novas fábricas nos municípios de Quixadá e São Gonçalo do Amarante.

A expansão nos negócios visa atender à alta demanda por pré-moldados na empresa, que cresceu cerca de 50% nos oito primeiros meses deste ano em relação a igual período de 2015.

A nova unidade fabril da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) deverá ser instalada até o fim deste ano. Já a outra, no Interior, deve ser erguida até o primeiro trimestre de 2017. Essas são as previsões do sócio-proprietário da empresa e presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro. Atualmente, a empresa fabrica diariamente cerca de 3,2 mil metros quadrados (m²) de painéis pré-moldadas, que incluem muros e paredes para residências.

Com as duas novas fábricas, que irão se somar às atividades da unidade de Pacajus, Montenegro projeta que a produção total irá, no mínimo, duplicar.

Rapidez e sustentabilidade

"As empresas agora estão atentando para o pré-fabricado para construir mais rápido, com sustentabilidade, pois quase não se gera resíduos, e com um controle de qualidade bem maior. Consequentemente, com o tempo de obra menor, você consegue baratear os custos, pois terão menos engenheiros e menos vigias no canteiro de obras", defende ele.

Como exemplo da celeridade que a utilização de pré-moldados pode trazer, o sócio-proprietário diz que a empresa já conseguiu "murar uma quadra de 10 mil m² em três dias, sem gerar resíduos". Se os muros fossem erguidos tijolo por tijolo no canteiro de obras, isso demoraria 60 dias, nos cálculos dele.

Nos últimos 6 anos, a Casas Olé construiu cerca de 10 mil habitações com estruturas pré-fabricadas em municípios cearenses como Quixadá, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga, e também em outros estados, como Brasília, Piauí e Rio Grande do Norte. Do total, 75% foram executadas como parte do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal.

Empreendedores de grandes centros comerciais também têm optado pela utilização de peças pré-fabricadas de concreto no Ceará. Nesse caso, o prazo de entrega do empreendimento pode ser reduzido em até 40%, segundo a T&A Pré-Fabricados, empresa cearense especializada no segmento.

Shoppings

Fortaleza ganhou nos últimos anos vários shoppings centers executados com as estruturas da empresa. "Isso demonstra a evolução cultural do setor ao aderir a uma tendência mundial de industrializar a construção civil. O canteiro de obras vira apenas um palco de montagem das estruturas, que são produzidas com maior controle tecnológico em parques industriais. Todo esse processo possibilita variados benefícios ao construtor",diz o engenheiro civil Aquiles Pontes, diretor da T&A Pré-Fabricados.

A T&A é responsável pela construção de cerca de dez shoppings no Ceará, incluindo Parangaba, Norte Shopping Jóquei, RioMar Fortaleza, Aldeota, Pátio Dom Luís, Iandê e RioMar Presidente Kennedy. Atualmente, a empresa executa o Centro Fashion, no bairro Jacarecanga.

Conclusão das obras

Para o diretor da Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, Francisco Bacelar, entre as vantagens do uso de pré-moldados está a redução do desperdício e a qualidade da obra. O RioMar Presidente Kennedy tem inauguração marcada para o dia 26 de outubro. "Sua obra foi concluída em julho deste ano e teve início em novembro de 2014. Ou seja, foram 18 meses de obra para uma área construída de 159 mil metros quadrados. É um bom desempenho. Este foi o sexto empreendimento do Grupo JCPM utilizando o sistema", diz o diretor.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.