Casa Cor Ceará investe R$ 3,5 mi neste ano

Evento de arquitetura terá 40 ambientes e espera receber um público estimado em 42 mil visitantes

Escrito por Redação ,
Legenda: Com 70% das obras finalizadas, o evento ocorrerá entre 31 de outubro e 10 de dezembro, na antiga sede da Adece

Consolidado como o maior evento de decoração, arquitetura e paisagismo do Estado, a Casa Cor Ceará 2014 irá se inspirar na cultura cearense para realizar sua 16ª edição. Com o tema "Um olhar para o Ceará", neste ano, a mostra irá transformar uma área de 2.600 metros quadrados em ambientes residenciais e comerciais que ficarão expostos durante 40 dias de evento.

Para isso, a Casa Cor Ceará conta com investimento da ordem de R$ 3,5 milhões e cerca de 500 operários envolvidos na obra, que já conta com 70% dos serviços finalizados. Localizado no Bairro Aldeota, em frente ao Palácio da Abolição, o imóvel escolhido para a 16ª edição possui 1.700 m² de área construída atualmente, onde estarão os 40 ambientes.

"O local deste ano favorece muito o evento. A casa onde ficarão os ambientes será em um ponto alto do espaço, beneficiando ainda mais a visualização", destaca Victor Guimarães, diretora operacional da exposição.

Visitantes

A localização privilegiada também deve ajudar a incrementar o número de visitantes nesta edição. De acordo com o diretora operacional da mostra, em termos percentuais, o fluxo de pessoas no evento deve superar em 10% o volume do ano passado, quando passaram pela feira 40 mil visitantes. "Esperamos receber cerca de 42 mil pessoas nesta edição. Mas o público pode ser ainda maior por conta da localização do imóvel", acrescenta.

Atualmente, o prédio que abrigará a mostra cearense se encontra desativado. No entanto, já sediou a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Vice-Governadoria do Estado. Apesar disso, inicialmente, o local havia sido construído para ser uma residência, em meados da década de 50, pelo empresário Danilo Pinto, mas permanecia desativado. "Essa também é uma das maiores áreas onde já realizamos a exposição. O intuito principal é mostrar as últimas tendências da arquitetura, como iluminação e revestimento", destaca o diretor operacional.

Novos espaços

Nesta a edição da mostra vai contar também com uma área residencial como destaque. Ambientes irão exibir as tendências da arquitetura e design de interior em 1.000 m² divididos em 2 pavimentos. Além disso, o visitante também vai encontrar uma Galeria de Arte completa, Espaço Gourmet com programação exclusiva e espaço do Sebrae.

Outra novidade da 16ª edição serão dois espaços pioneiros: a loja Cor da Cultura e a Mercearia. O primeiro deles abrigará acervo com peças como roupas, acessórios, objetos de decoração com design diferenciado, produzidos por artistas cearenses. Já a Mercearia e se tornará tradição a partir das próximas edições, onde os visitantes encontrarão itens das antigas mercearias, como doces, cajuínas, biscoitos e pães. "O principal diferencial deste ano foram os arquitetos. Temos muita gente nova, mas com muito talento e que estão querendo mostrar o seu trabalho, principalmente com novidades e inovação", conta.

Homenagens

A 16ª edição da Casa Cor Ceará também irá homenagear duas personalidades cearenses: o empresário Beto Studart, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e o pesquisador e especialista em Música Brasileira, Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez.

Mais informações
Casa Cor Ceará 2014
Data: 31 de outubro a 10 de dezembro de 2014
Local: Av. Barão de Studart, 598, em frente ao Palácio da Abolição

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.