Capital terá 7 voos semanais da Air France-KLM para a Europa

Desde o início das operações, as ocupações das aeronaves da Air France-KLM chegam a 100% em alguns dias

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,

Com pouco mais de três meses de operação em Fortaleza, o Grupo Air France-KLM anunciou ontem (9) a sétima frequência semanal da empresa no Aeroporto Pinto Martins, na Capital. A partir de 2 de abril de 2019, serão três voos por semana para Paris (domingos, quartas e sextas), operados pela Joon, e quatro voos para Amsterdã (segundas, terças, quintas e sábados), pela KLM. Além disso, segundo Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, mais de 20% dos passageiros já estão fazendo conexão no hub cearense.

"Os resultados das vendas são muito positivos. Depois de quatro meses que iniciamos as vendas, em outubro do ano passado, nós tomamos a decisão de aumentar uma frequência para Paris. E agora, graças às vendas, acabamos de decidir por um voo por dia a partir de abril. Estamos totalmente felizes com os números das vendas. Desde que começamos com o projeto de hub nossa ambição era ter um voo diário do Grupo. Estou certo de que esse voo adicional trará ainda mais alternativas aos passageiros das regiões Norte e Nordeste, aliado às conexões rápidas e otimizadas que temos com a Gol", acrescentou o executivo.

Segundo ele, logo que o Grupo iniciou os voos, há cerca de três meses na Capital, o índice de conexão abrangia 10% dos passageiros que chegavam da Europa. "Já temos mais de 20% dos passageiros que fazem conexão em Fortaleza, graças ao hub. O que pude ver é que depois desses meses, essa taxa de conexão só vem aumentando. Quando começamos, ficamos pertinho de 10%. Essa taxa vai seguir crescendo principalmente agora que oferecemos uma parada gratuita em Fortaleza", destacou.

Sobre o potencial de crescimento do Grupo na Capital cearense, Pouchol foi enfático ao dizer que existe grande possibilidade dos voos para Paris e Amsterdã serem diários, totalizando 14 frequências semanais. "Eu diria que a nossa ambição é ter um voo diário e oferecer ainda mais frequências em Fortaleza. Podemos ainda acrescentar mais voos e tudo vai depender do número de vendas".

O governador do Ceará, Camilo Santana, comemorou nas redes sociais a notícia do acréscimo de voos. "Atualmente essas empresas realizam cinco voos diretos semanais, sendo três para Amsterdã e dois para Paris. Pelo sucesso das vendas, em outubro inicia o terceiro voo para Paris e em abril/19 a quarta frequência para Amsterdã. Dessa forma, os voos da Air France/KLM de Fortaleza diretos para a Europa, passam a ser diários. Isso significa novas oportunidades de negócios, o avanço da nossa economia e a geração de milhares de empregos para os cearenses".

INFO

Ocupações

Nesses mais de três meses de voos, as ocupações das aeronaves da Air France-KLM chegam a 100% em alguns dias da semana, principalmente nas rotas de Fortaleza para a Europa. Segundo Pouchol, as taxas médias ultrapassam os 85%, índice já confirmado por executivos do Grupo no lançamento do hub, em maio deste ano.

"As ocupações ainda estão com uma média acima de 85%. Isso é a força dos dois hubs, em Paris e Amsterdã, que oferecem uma grande quantidade de conexões na Europa", observou. Além disso, ele afirmou que França e Países Baixos ainda são os destinos mais procurados pelos passageiros com destino ao Velho Continente. Em seguida, de acordo com o executivo, aparecem Itália e Alemanha.

"A nossa ambição é a Ásia. Mas isso vai demorar mais um pouco de tempo para se desenvolver. Estamos em linha com essas previsões para termos as vendas balanceadas entre o mercado europeu e brasileiro. Agora estamos indo adiante com as joint venture que temos com as companhias asiáticas e de fato os voos de Fortaleza vão ser beneficiados porque os clientes vão ter essa facilidade de conexão".

Concorrência

Diante do crescimento do número de rotas internacionais em Fortaleza e da expectativa da Norwegian Air aportar na Capital, com voos para Londres, Pouchol disse que "o que sempre vai nos diferenciar dos outros é o fato de montarmos um hub aqui. Isso sempre vai nos diferenciar dos outros". A capilaridade de voos do Grupo foi destacado pelo executivo que observou as parcerias com a Gol Linhas Aéreas, com empresas europeias e asiáticas, com o intuito de facilitar o deslocamento dos passageiros. "Nós fomos os primeiros a iniciar um hub em Fortaleza. Este é um outro diferencial para o cliente. Outra vantagem para o passageiro é a conectividade em Paris e Amsterdã. E agora o nosso trunfo é ter um voo diário. Além disso, tem os produtos que nós oferecemos ao mercado com um leque completo", acrescentou.

Stopover e oferta

Em junho, o Grupo franco-holandês passou a ofercer as paradas grátis em Fortaleza para viagens iniciadas em Belém, Manaus, Natal, Recife e Salvador. Além de Paris e Amsterdã, o passageiro agora pode desfrutar das atrações da Capital, sem alterar o preço final da passagem, tanto na ida quanto na volta da sua viagem à Europa, e mantendo a mesma franquia de bagagem durante toda a viagem.

"Desde quando anunciamos Fortaleza como a nova porta de entrada dos voos da Air France e da KLM no Brasil, a possibilidade de oferecer paradas grátis na capital cearense aos nossos passageiros brasileiros se tornou a nossa prioridade", afirmou Pouchol na época do lançamento do stopover.

Ontem, a Air France-KLM informou ainda que terá a maior operação da história da companhia no Brasil, com 45 voos semanais, com a adição da quarta frequência da KLM em Fortaleza, excedendo a marca de 1,3 milhão de assentos. De acordo com a companhia, os clientes do Grupo têm acesso a uma malha aérea de 314 destinos em 116 países, além de poderem escolher entre sair do Brasil com a Air France e voltar com a KLM, e vice-versa.

Preços

Em pesquisa realizada ontem diretamente nos sites da Air France e KLM, os trechos diretos foram encontrados apenas no site da companhia francesa.

Para viagens de 2 a 16 de abril de 2019 (Fortaleza-Amsterdã), foram encontrados bilhetes no valor de R$ 7.935,58 para os voos diretos (em classe econômica e com as taxas de embarque incluídas). Para os mesmos dias, foram encontradas passagens com o preço de R$ 4.229,24 (ida e volta, taxas incluídas e voos com conexão no Rio de Janeiro ou São Paulo para Amsterdã). Os mesmos valores foram registrados para datas em maio.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.