Capital ganha 550 novas lojas e quiosques em cinco meses

A inauguração e a ampliação de centros de compras impulsionaram a abertura de unidades comerciais na cidade

Escrito por Redação ,

Numa época em que a economia nacional não vai tão bem, o comércio varejista de Fortaleza mostra sua força e continua crescendo em meio a dificuldades. Prova disso é que os consumidores terão mais de 550 novas opções de lojas e quiosques em shopping centers da cidade, grande parte sendo inaugurada até o fim deste ano, prometendo aquecer as vendas de Natal.

Esse crescimento, iniciado em agosto, também representa mais emprego e renda para a população e se deve, principalmente, à inauguração do Grand Shopping, do RioMar Kennedy e da reinauguração do North Shopping Fortaleza. Mas há previsão para abertura de dezenas de lojas em outros centros de compras da Capital cearense.

Aberto no último dia 10 de agosto em Messejana, o Grand Shopping contará com 182 lojas até o fim do ano, incluindo cinco âncoras e seis megalojas. Renner, Americanas, Cacau Show, Zenir, BanBan Calçados, Ferrovia, Skyler, Iap Cosméticos e o Boticário estão entre as opções.

No dia 21 deste mês, foi a vez da reinauguração do North Shopping Fortaleza, que terá mais 40 opções de lojas. Entre as novas operações estão Puro Açaí, Cafeteria Três Corações, Parente, Empório Brownie, Rei do Mate, Hot'n Tender, Polo Wear e Livraria Saraiva.

Já o RioMar Kennedy, que será aberto ao meio-dia de hoje (26) no bairro Presidente Kennedy, terá 275 lojas, sendo seis âncoras, supermercados, restaurantes, praça de alimentação, etc. Os nomes dos principais estabelecimentos só serão divulgados durante o evento de inauguração, mas algumas lojas como Renner, Centauro, Le Biscuit, Pague Menos e Mercadinhos São Luiz já estão confirmadas no novo empreendimento.

Iguatemi

O Shopping Iguatemi Fortaleza ganhou, no último mês de setembro, a GrandVision, loja que faz parte da maior rede de óticas, Fototica. No mesmo mês, foi inaugurado o Engenho Dedé, restaurante especializado em pratos regionais brasileiros. Na semana passada, também foi aberta a loja Enzo Milano, de moda masculina. Nesta semana, um novo Açaí passará a operar na praça de alimentação da primeira etapa do shopping.

Até dezembro, mais cinco lojas serão inauguradas no Iguatemi, que ainda não podem ser divulgadas por questões contratuais. Uma delas é a Lez a Lez, especializada em moda sofisticada e descolada.

Parangaba e Aldeota

Neste mês, foi aberta no Shopping Parangaba a loja Pynky, que conta com artigos femininos, como roupas, sandálias e acessórios. Até o fim do ano, mais três lojas passarão a funcionar: Mega Matte, Chilli Beans e Imaginarium.

A loja Mega Matte, por exemplo, atua no segmento alimentício, com a proposta de oferecer uma alimentação saudável, com alimentos orgânicos. Já a Imaginarium oferece produtos/presentes criativos, como almofadas, porta retratos, cases, capas, e diversos produtos.

Nos meses de setembro e outubro, o Shopping Aldeota passou a contar com seis novas operações: Womans Academia, Vila da Pipa, Lavanderia Girassol, Bichomania, Off Jolie e Arte no Fazer. Em novembro e dezembro, serão inauguradas mais quatro lojas: Rose Gourmet, Tirar - Presentes e Decoração, De Bem com a Vida e L'Occitane.

Del Paseo e Via Sul

Por sua vez, o shopping Del Paseo também ganhou sete estabelecimentos nos meses de setembro e outubro deste ano: Calvin Klein Jeans (reinauguração), Maison KA, Budega Cariri, Vignoli Expresso, The Gift, Gráfica Digital e Zoo Drive. Até o fim deste ano, será aberta no centro comercial, uma loja da Brooksfield e outra da Claro.

Já o shopping Via Sul anuncia a chegada das lojas da Kiquitaluki e Afins Cosméticos, com foco, respectivamente, em produtos como roupas, acessórios e itens de maquiagem e beleza. A Livraria Ler já está em funcionamento no shopping. O espaço oferece diversidade em livros, literatura nacional, romance, técnico, infantil, e um café com opções de lanches e bebidas. A Calvin Klein Jeans também retomou suas atividades no shopping. Até o fim do ano, serão abertas ainda a Polo Wear, Mundo Verde e Rádio Infinity.

Benfica

No Shopping Benfica, de setembro a outubro, foram inauguradas as seguintes lojas e quiosques: Mundo Verde; Linda Moda; gráfica Elinks Design; BanBan Calçados; Mundo dos Mimos; Camiseta Feitas de Pet; Empório do Aço; e a sorveteria Sabores da Fruta.

Até o fim deste ano, estão previstas as seguintes inaugurações: Dolce Gelato; Café Donzelo; New Harmony; Chlorophylla (quiosque); Samsung (quiosque); Puro Açaí; Doctor Cell; e Ortobom (reinauguração).

O mix do shopping será ainda maior, com a chegada de mais seis lojas, em fase final de negociação, dos segmentos: tatuagem e barbearia, moda praia, self service, moda infantil, pet shop e games. Os nomes ainda não podem ser divulgados.

OPINIÃO

Fortaleza lidera investimentos na Região Nordeste

Nenhuma capital da região Nordeste recebeu tanto investimento no setor do varejo como Fortaleza, nos últimos três anos, de 2013 a 2016. São dois fatores que devemos reconhecer nesse processo de expansão do número de lojas na cidade, puxado pela inauguração de vários shopping centers, sendo dois empreendimentos abertos e outro reinaugurado só neste ano. O primeiro fator é o potencial de consumo de Fortaleza, que é muito grande. O segundo é a crença de grandes investidores no nosso mercado, fundamental para a qualificação do varejo e para a geração de emprego e renda. A chegada desses empreendimentos comerciais, por outro lado, também aquece o mercado imobiliário local, verticalizando as regiões onde os shoppings estão instalados. E também ajuda a melhorar a infraestrutura da cidade, à medida que atrai investimentos do poder público para a construção e alargamento de vias, por exemplo. Parabenizo, principalmente, os investidores e lojistas, que mostram sua coragem e inteligência ao investirem na nossa Capital.

Severino Ramalho Neto

Presidente da CDL de Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.