Calote no cheque tem alta de 4,12%

Escrito por Redação ,

De janeiro e julho deste ano, a devolução de cheques por insuficiência de fundos, no Ceará, chegou a 3,96%, de acordo com dados divulgados, ontem, pela Serasa Experian. Já no mês passado, a devolução foi de 4,12%, maior que o resultado de 3,76% registrado em junho.

Enquanto isso, no Nordeste, a devolução de cheques, em julho, foi de 4,66% do total compensado. Ainda de acordo com informações repassadas pela Serasa, em julho do ano passado, esse índice havia sido menor, registrando 4,06%.

No País

No Brasil, 2,24% dos cheques foi devolvido pela segunda vez depois devido à falta de fundos, atingindo o maior nível registrado para um mês de julho desde o início das medições em 1991. No mesmo mês do ano passado, esse percentual atingiu 2,03%.

Houve alta também em relação ao mês de junho, quando a inadimplência com cheques chegou a 1,92%. No acumulado dos primeiros sete meses deste ano, o percentual de devoluções atingiu 2,11%.

Ranking nacional

Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros sete meses de 2014, com 12,13% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,15%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,31% de cheques devolvidos. Segundo os economistas, o brasileiro teve maior dificuldade para honrar com seus compromissos financeiros no início do segundo semestre pelo contexto de estagnação da economia, juros elevados e inflação em patamar desconfortável.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.