Calçados: número de empresas cresce quase 22%

A expansão ocorreu entre 2009 e 2013. Os dados constam na 3ª edição do Anuário da Moda do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Com 4% das empresas calçadistas brasileiras, o parque fabril do Ceará emprega quase um quarto dos trabalhadores do setor no País
Foto: FOTO: CID BARBOSA

Terreno fértil, mão de obra farta. Duas premissas que têm impulsionado ao longo de meia década o crescimento vertiginoso da indústria calçadista em solo cearense. Entre 2009 e 2013, o número de empresas de calçados em atividade no Ceará cresceu 21,9%, de 265 para 323 fabricantes, superando a evolução, em termos percentuais, do quantitativo de empresas do setor no âmbito nacional. No mesmo, período o total de empresas de calçados no Brasil experimentou leve alta de 0,5%, passando de 8.094 para 8.135 unidades fabris.

Embora concentre 4% das empresas calçadistas brasileiras, o parque fabril cearense emprega quase um quarto dos trabalhadores do setor no País. São 23,4% do total de pessoas ocupadas pela indústria calçadista brasileira - um contingente de 82,6 mil trabalhadores em 2013 no Ceará, incluindo registrados, terceirizados, autônomos, ocupados e sem registro em carteira.

A expansão do número de ocupações na indústria calçadista no Estado também superou o incremento das vagas no contexto nacional, correspondendo a praticamente o triplo da elevação experimentada no País. Enquanto o contingente de ocupados no setor calçadista brasileiro cresceu 8,7% entre 2009 e 2013, em igual período o Ceará observou crescimento de 24,8%.

As estatísticas, que evidenciam a força do setor calçadista para a economia cearense, estão reveladas na terceira edição do Anuário da Moda do Ceará - publicação do Diário do Nordeste, lançada no fim do último mês de junho, que apresenta um balanço da moda no Estado, reunindo pesquisas relativas aos setores têxtil e de calçados.

Segmentos

Os números trazidos pelo Anuário impressionam ainda mais quando as empresas são estratificadas por segmentos. Com praticamente metade das unidades fabris do setor em todo o Estado, a indústria de calçados de couro/laminados sintéticos possui 156 das 323 fábricas de calçados existentes no Ceará, representando 10,5% das empresas do segmento no Brasil e 35% de todo o pessoal ocupado na indústria cearense de calçados, totalizando 28,9 mil trabalhadores.

Segundo maior em ocupações do setor no Estado, os calçados de plástico/borracha somaram 26,1 mil vagas em 2013, distribuídas em 65 empresas, que respondem por 2,6% do segmento no Brasil. Já o contingente de ocupados participa com 52,5% do total de trabalhadores em atividade nessa modalidade no Brasil. Com a vice-liderança cearense em número de empresas, os calçados de outros materiais totalizaram 93 unidades fabris, participando com 8% do total empresas do segmento em território brasileiro e empregando apenas 4.703 operários no Estado, que correspondem a 9% da mão de obra nacional.

Os calçados esportivos, com nove empresas no Ceará (3,5% do total de fabricantes esportivos do País), geraram 22,8 mil vagas no Estado em 2013, participando com 43,1% ocupados nesse nicho no total do Brasil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.