Caixa anuncia regras para uso do rotativo do cartão

Escrito por Redação ,
Legenda: Outros bancos também já anunciaram mudanças nas regras e redução na taxa de juros do rotativo do cartão de crédito
Foto: Foto: Lucas de Menezes

São Paulo. A Caixa Econômica Federal anunciou ontem as novas condições para uso do rotativo do cartão de crédito, com vigência a partir de 3 de abril. De acordo com nota divulgada pelo banco, atendendo às exigências do Conselho Monetário Nacional (CMN) que limitam o uso do rotativo pelo período máximo de 30 dias, o valor não liquidado integralmente da fatura anterior estará totalmente contido no saldo para pagamento mínimo da próxima fatura.

A Caixa manterá as opções vigentes para o pagamento da sua fatura mensal, ou seja, o valor mínimo, o valor total ou qualquer valor entre o mínimo e o total e, a partir do vencimento do dia 3/5/2017, terá ainda mais seis possibilidades de parcelamento da fatura: em 4, 8, 12, 16, 20 ou 24 meses, à escolha dos clientes.

As taxas incidentes nas opções de parcelamento variam de 3,30% ao mês a 9,90% ao mês. O banco também oferecerá a opção do parcelamento automático do valor da fatura, que ocorrerá quando o cliente pagar qualquer valor abaixo do pagamento mínimo e diferente das seis opções de parcelamento citadas.

"A Caixa estará totalmente adequada à nova sistemática para o produto cartão de crédito. A partir do dia 3 de abril, a rede de agências e Centrais de Atendimento telefônico estarão disponíveis para dirimir eventuais dúvidas dos clientes", afirmou o diretor executivo de Cartões da Caixa, Márcio Recalde.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também reduziu as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito. Segundo o banco, as taxas ficarão abaixo dos 10% ao mês.

Com a mudança, os valores se aproximam dos cobrados no parcelamento da fatura. A taxa máxima do rotativo passa a ser de 9,79%. O parcelamento de fatura será de, no máximo, 9,38%. As taxas mínimas serão de 1,92% no rotativo e de 1,91% ao mês no parcelado.

Bradesco, Itaú e Santander

Bradesco e Itaú também anunciaram mudanças em suas taxas para abaixo dos 10%. O Bradesco afirmou que não haverá mais diferença de valores entre as duas linhas.

Conforme o Itaú, as taxas vão cair em média 4 pontos percentuais. Clientes com históricos positivos de pagamento terão acesso a taxas de 1,99% a 9,90% ao mês. "No maior caso, a queda será de sete pontos percentuais em relação aos preços praticados hoje", afirmou o diretor executivo da área de cartões do Itaú Unibanco, Marco Magalhães.

O Santander foi o único que divulgou como será o novo rotativo, mas ainda não reduziu as taxas contadas do consumidor. O banco informou que ainda estuda sua nova política de preços do rotativo.

Nubank

Clientes do Nubank estão sendo informados de como serão as novas regras. A empresa não explicou como será o parcelamento, mas anunciou que os juros serão mais baixos que os do rotativo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.