Brasil vive sua pior e mais longa crise, diz Tasso

Para o empresário e senador, a longevidade dos problemas é a maior responsável pelo atual cenário econômico

Escrito por Redação ,
Legenda: Tasso Jereissati ainda aconselhou aos empresários a investirem nos estudos e na inovação ao empreenderem em tempos difíceis
Foto: Foto: Kiko Silva

Responsável pela formação de um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil - que envolve shopping center, bebidas e telefonia -, o empresário, ex-governador do Ceará e atual senador Tasso Jereissati afirmou que o Brasil vive hoje sua pior e mais longa crise econômica, e aconselhou aos lojistas a apostarem na criatividade e inovação ao empreenderem em um cenário desafiador como o de agora.

"Pra mim, pelo menos, este é o ciclo (econômico) pior e mais longo que nós já enfrentamos aqui no Brasil. Não pela profundidade dos problemas, mas pela longevidade da crise. É um momento muito difícil, especialmente difícil", destacou, na noite de ontem, durante o Diálogos Empresariais, evento promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

Ao aconselhar aos jovens e também aos mais experientes empresários que foram à sede da CDL Fortaleza ouvi-lo, Tasso afirmou que "a atividade empresarial é típica de profissionais". "Não é coisa para amadores. Exige muitos conhecimentos dos negócios nos quais você está investindo, do mundo como um todo, do mercado e da sociedade. Eu aconselharia muito estudo, muito estudo", afirmou.

Esforços do varejo

Sobre a crise destacada por Tasso, os líderes cearenses do varejo afirmaram que desenvolvem estratégias para amenizar o impacto econômico no setor. "Estamos trabalhando em Brasília, fazendo algumas incursões. Estivemos no Banco Central tratando da forma de pagamento, que é algo fundamental para o varejo, que são os cartões de crédito. Nós estamos acreditando que vai melhorar. Este ano, não. A não ser em algo fundamental, que é o ânimo", afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.

"Nós estamos trabalhando para movimentar o mercado. O segundo semestre normalmente é melhor que o primeiro e teremos, no fim do ano, o Natal de Luz e mais uma novidade para esse período", adiantou o presidente da CDL Fortaleza, Severino Ramalho Neto. Já o presidente da Federação de CDLs do Ceará, Freitas Cordeiro, disse que a entidade está investindo na integração dos pequenos negócios do Interior para desenvolver o varejo no Ceará. Uma das ações inclui a possibilidade de geração da própria energia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.