Brasil foca no México e na União Europeia

Escrito por Redação ,

Medellín. Após consolidar o acordo com a Colômbia, o Brasil se volta agora para as negociações com o México, cujo mercado também interessa ao setor têxtil brasileiro. A União Europeia também é alvo das investidas dos brasileiros para ampliar os negócios e fortalecer as indústrias locais.

"Estamos tratando neste momento do acordo comercial com o México. Quase assinamos. Começamos o acordo com o México antes do acordo com a Colômbia, antes do acordo com a União Europeia. Estamos conversando com bastante frequência. O acordo está evoluindo. Aos poucos, mas está evoluindo. México tem uma indústria manufatureira de confecções gigante. Fornece, inclusive, para os Estados Unidos. Nós podemos trabalhar integradamente com o México para crescermos juntos também. Queremos exportar para o México e temos também o mercado brasileiro para as empresas mexicanas" diz Rafael Cervone, presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

"O importante é sempre buscar acordos comerciais justos e onde os dois lados ganhem. Queremos e podemos fazer um acordo onde as duas partes ganhem. E não é só entre produtos. Isso inclui inteligência, investimentos, integração entre a academia. E cada país tem a sua particularidade e tem aquilo com o que pode contribuir para outro país", acrescenta.

Consolidação

De acordo com ele, a expectativa é que o acordo com o México saia ainda neste ano. Ele destaca também que o mercado mexicano é promissor para os produtos brasileiros. "O México é um mercado que está em expansão, onde a classe média está crescendo no poder de compra, com um comportamento de consumo muito parecido com o dos brasileiros. Temos muito que crescer juntos", afirma Cervone. 

Leia ainda:

> Brasil e Ceará costuram alianças para fortalecer setor têxtil
> Estado prevê crescer 3% e gerar mais empregos 
> Tradição e cultura entre as fortalezas do setor cearense
> Expectativa por diversificação de negócios e mais exportação 
> União contra os mercados desleais
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.