Bolsa avança 2,01%; dólar sobe 0,58%

Escrito por Redação ,

A Bovespa fechou em alta consistente nesta quarta-feira (10), beneficiada pelo apetite ao risco nos mercados acionários globais e pela alta das commodities no exterior. No fim do dia, a Bolsa subiu 2,01%, aos 53.876,44 pontos. O volume de negócios totalizou R$ 7,620 bilhões. No mês de junho, o Ibovespa acumula alta de 2,12% e no ano, de +7,74%.

Uma onda de vendas de bônus da Alemanha, que provocou queda dos preços, levando os juros para as máximas no ano, ajudou a alavancar os rendimentos dos Treasuries e as bolsas da Europa e dos EUA no início do dia. O apetite por risco nos mercados acionários também recebeu impulso da alta dos preços do petróleo e do minério de ferro, que beneficiou ações do setor de energia e de mineração. Esse conjunto de fatores teve impacto direto na Bovespa, que operou com valorização superior a 2% por quase toda a sessão.

As ações da Petrobras fecharam em alta, com as ON em +0,71% e as PN em +0,62%. As ações da Vale terminaram entre os maiores ganhos da sessão: Vale ON, +6,16%, Vale PNA, +4,77%.

Câmbio

Depois de recuar em cinco das últimas seis sessões, o dólar terminou o pregão em alta nesta quarta-feira pela segunda vez em junho. O dólar fechou com variação de +0,58% no balcão, aos R$ 3,1160.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.