Biotecnologia: relação distante é obstáculo

Uma das consequências do distanciamento entre setor produtivo e universidades é uma menor competitividade

Escrito por Redação ,
Legenda: Para Renata Crespo, coordenadora do Demo Day, o Brasil precisa investir mais em tecnologia
Foto: Foto: kiko Silva

Apesar dos avanços alcançados a cada ano por startups e universidades a partir de pesquisas de graduação, mestrado ou doutorado, o distanciamento entre a academia e indústrias de todos os portes é um dos principais obstáculos para uma maior competitividade do setor. Na biotecnologia - um dos campos em que é possível notar essa situação -, a falta de uma proximidade maior entre instituições de ensino e setor produtivo faz com que muitos projetos com potencial para se tornar produtos de sucesso acabem sendo deixados de lado, o que retarda o desenvolvimento do segmento.

"Investimento em tecnologia é um bom negócio e o mundo todo já descobriu isso, mas ainda falta o Brasil", destaca Renata Crespo, coordenadora do Demo Day - evento que será realizado na próxima quinta-feira, em Fortaleza, no qual que serão apresentadas startups inovadoras ligadas à biotecnologia.

Segundo Renata, serão apresentados dez projetos de empresas brasileiras para diversos investidores, os quais podem formar parcerias com os estudantes ou jovens empreendedores que farão a exposição. Um dos itens, ilustra, é um sorvete que ajuda a emagrecer. "Depois que você toma uma feijoada, por exemplo, e toma esse sorvete, ele bloqueia a absorção dos amidos", explica.

Programação

O Demo Day integra a programação do 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia (IBS), que começou domingo e se estende até sexta-feira desta semana, no Centro de Eventos do Ceará. Além do Demo Day, o IBS contará com palestras e com o Biobusiness Meeting, durante o qual haverá reuniões temáticas nas áreas de fibras naturais e ceras, floricultura, fruticultura, caprinocultura, leite e derivados, apicultura, aquicultura, trigo, ovino, química verde, saúde e bioinformática. A ideia é promover o intercâmbio de tecnologias e soluções entre os participantes.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.