Big Data auxilia a conhecer perfil do consumidor

Escrito por Redação ,
Legenda: Workshop sobre Big Data e soluções analíticas foi realizado ontem durante o Infobrasil 2014, com a participação de Renilton Oliveira

Conhecer o comportamento do consumidor para oferecer cada vez mais um atendimento personalizado, seja na loja física, na internet ou pelo celular, ainda é um dos grandes desafios de empresas de diversos segmentos de mercado. Por isso novas tecnologias e tendências, como Big Data têm animado gestores que buscam impulsionar os negócios. Na prática, a tecnologia é conhecido como um conjunto de soluções capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade, que permite analisar qualquer tipo de informação em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.

Como parte da programação da Infobrasil 2014, foi realizado ontem, no auditório da Assembléia Legislativa do Ceará, um workshop sobre Big Data e soluções analíticas que demonstrou como as novas tecnologias podem ser aplicadas em empresas, instituições públicas e até mesmo na área da saúde. Renilton Oliveira, diretor executivo da empresa Conjecto, que ministrou o workshop, destaca potencial de negócios que a união das tecnologias proporciona.

"São várias as oportunidades que o big data pode oferecer. Em uma campanha promocional de uma determinada marca, por exemplo, é possível acompanhar em tempo real o impacto dela no mercado e consumidores. Também pode-se criar ou mudar ofertas específicas para determinadas regiões e horários conforme os dados que vão chegando relativos a aceitação da empresa", conta.

De acordo com ele, os benefícios do Big Data são múltiplos, desde logística e previsões financeiras. "No entanto significa, principalmente, impulsionar informações para se ter ideia do cenário de comportamento e preferências dos consumidores para personalizar preferências".

Desafios

Contudo, segundo ele, a maturidade de Big Data ainda é baixa no País. As iniciativas esbarram na dificuldade dos gestores de medirem o real valor que os projetos trazem para os negócios, assim como a falta de mão-de-obra especializada. "Apesar de ser uma tecnologia recente, o Big Data tem uma demanda cada vez maior de especialização". Até 2017 haverá um déficit 190 mil de cientistas de dados e mais de um milhão de executivos para usar o poder do Big Data".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.