BC projeta aumento de 16,8% na eletricidade
Brasília. O Banco Central projeta redução de 6,3% nos preços das tarifas de telefonia fixa e aumento de 16,8% nas de eletricidade, este ano. A informação consta do Relatório de Inflação, divulgado ontem. Para o conjunto dos preços, a estimativa é 5%, mesmo valor considerado no relatório divulgado em junho.
Essa projeção inclui variações ocorridas, até agosto deste ano, nos preços da gasolina (0,2%) e do botijão de gás (0,3%), além das projeções para telefonia fixa e eletricidade.
Em 2015, o reajuste dos preços administrados deve chegar a 6%, mesma projeção anterior. Em 2016, a estimativa é 4,9%, ante 4,5% previstos em junho.
Recuo na soja e no milho
O BC trabalha também com a perspectiva de recuo nos preços da soja e do milho, e aumento no do trigo nos mercados internacionais, segundo boxe que acompanha o mesmo relatório divulgado na manhã desta segunda-feira. A instituição lembra que houve um recuo nos preços das commodities de, respectivamente, 20,3%, 15% e 11,6% nos oito primeiros meses de 2014.
"Esses movimentos se deveram, em parte, a condições climáticas favoráveis em importantes regiões produtoras, especialmente nos Estados Unidos , não obstante tensões geopolíticas em outra (na região do Mar Negro)", relatava o documento.