BC projeta aumento de 16,8% na eletricidade

Escrito por Redação ,
Legenda: As tarifas de telefonia fixa devem ter uma queda de 6,3%, conforme estima a instituição financeira
Foto: FOTO: TUNO VIEIRA

Brasília. O Banco Central projeta redução de 6,3% nos preços das tarifas de telefonia fixa e aumento de 16,8% nas de eletricidade, este ano. A informação consta do Relatório de Inflação, divulgado ontem. Para o conjunto dos preços, a estimativa é 5%, mesmo valor considerado no relatório divulgado em junho.

Essa projeção inclui variações ocorridas, até agosto deste ano, nos preços da gasolina (0,2%) e do botijão de gás (0,3%), além das projeções para telefonia fixa e eletricidade.

Em 2015, o reajuste dos preços administrados deve chegar a 6%, mesma projeção anterior. Em 2016, a estimativa é 4,9%, ante 4,5% previstos em junho.

Recuo na soja e no milho

O BC trabalha também com a perspectiva de recuo nos preços da soja e do milho, e aumento no do trigo nos mercados internacionais, segundo boxe que acompanha o mesmo relatório divulgado na manhã desta segunda-feira. A instituição lembra que houve um recuo nos preços das commodities de, respectivamente, 20,3%, 15% e 11,6% nos oito primeiros meses de 2014.

"Esses movimentos se deveram, em parte, a condições climáticas favoráveis em importantes regiões produtoras, especialmente nos Estados Unidos , não obstante tensões geopolíticas em outra (na região do Mar Negro)", relatava o documento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.