Base da Tam AE em Aracati inicia alavancagem

Objetivo da empresa é alcançar equilíbrio operacional até o fim do primeiro semestre deste ano, diz diretor

Escrito por Redação ,

Há dois anos, acreditava-se que a base da TAM Executiva em Aracati ia ser um sucesso imediato. Mas a crise que afetou o País a partir daquele ano não permitiu que muitos planos da companhia e do próprio governo do Estado pudessem ser concretizados. “A gente estava muito esperançoso com uma decolagem, mas ela foi contida e está começando a acontecer agora. Nós estamos vendo na aviação como um todo. No Nordeste, a gente está vendo as coisas começarem a se movimentar. Nós estamos bastante otimistas”, afirma o diretor de Manutenção da TAM AE, Ruy Amparo.

De acordo com ele, o objetivo da companhia é alcançar um breakeven operacional até o fim do primeiro semestre deste ano. Isso acontece quando há um ponto de equilíbrio entre as receitas e os custos. “A despesa operacional no segundo semestre deve estar equilibrada. Tanto que estamos prevendo de logo no primeiro semestre do ano que vem fazermos os investimentos de homologação do King Air, que no Nordeste, há pelo menos 80 voando”, acrescenta. 

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Receita

Segundo Amparo, a recuperação econômica, já sentida no Nordeste, fez com que a unidade de Aracati apresentasse bons resultados no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. “Apesar de você está vendo poucos aviões aqui, a receita dos primeiros três meses já está quase se igualando com a do ano passado inteiro. É bom, mas tem a parte ruim, porque ano passado foi complicado. Agora os empresários estão voando mais. E voando mais a gente precisa ter mais manutenção”.

Segundo Amparo, apesar das aeronaves executivas terem alguns vencimentos anualizados, os aviões voando, ou não, precisam fazer essas inspeções. “Mesmo assim boa parte dos trabalho no avião depende de quanto você voa, ciclos de motor, entre outros fatores”, explica.

Turismo

Os atrativos turísticos da região de Aracati, como Canoa Quebrada, são fatores para que muitos clientes optem pela base cearense da TAM AE. “Eu tenho certeza de que isso é super importante. Às vezes a gente perde serviços para os Estados Unidos. O sujeito leva o avião para fazer manutenção em Orlando porque ele quer ir para a Disney. Da mesma forma em Jundiaí, quando o cliente vai fazer compras em São Paulo”, argumenta.

Conforme o diretor de Manutenção, existe a possibilidade dos potenciais turísticos atraírem este público. “Se você desenvolver a rede hoteleira você vai ter muitos estrangeiros aqui perto. Está cada dia mais crescente o interesse por Canoa Quebrada. Há 40 anos essa região tinha pequenas pousadas e não havia todo este conforto que existe hoje”, completa. 

“Enquanto o avião está fazendo uma inspeção de três dias, o sujeito está com a família na praia. E ele pode vir aqui também. Na hora que você começa a ter uma atratividade turística você chama esse cliente. À medida que você tem um desenvolvimento do turismo, essas pessoas vêm com seus aviões executivos para ficar aqui. E a gente provê todo o suporte de atendimento”, garante Amparo.

Marketing

Para captar mais clientes e fidelizá-los, a TAM AE fez um plano de marketing e vendas. “Os nossos vendedores foram atrás de cada proprietário de Citation do Norte e Nordeste. Fizemos tarifas promocionais no primeiro ano e que ainda estão vigentes. São tarifas de marketing e captura para as pessoas se acostumarem com a base daqui”. Segundo o diretor, neste ano, boa parte da verba de marketing da empresa foi para a propaganda. "Uma boa parte dela para a divulgação da nossa base no Ceará, que é de uma importância muito grande para a gente”. 

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