Bancários decretam greve no Ceará

A decisão foi tomada pelos cerca de 300 membros da categoria que participaram de assembleia

Escrito por Redação ,
Legenda: A votação pelo início da greve, realizada na noite de ontem, foi unânime
Foto: FOTO: KIKO SILVA

Fortaleza/São Paulo. Funcionários de bancos públicos e privados do Ceará decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (6). A deliberação foi tomada pelos cerca de 300 membros da categoria que participaram de assembleia realizada ontem à noite, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, no Centro de Fortaleza. A votação pelo início da greve foi unânime.

A partir de hoje, os bancários estarão nas agências do Ceará distribuindo documentos para orientar os clientes e funcionários sobre a decisão tomada. Na próxima segunda-feira (5), eles irão realizar uma nova assembleia, dessa vez para detalhar como será a mobilização a ser feita nas agências.

A decisão tomada atende à recomendação do Comando Nacional dos Bancários para que as propostas apresentadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não sejam acatadas.

A categoria já realizou cinco rodadas de negociações com as instituições financeiras. Na última delas, realizada na última sexta-feira (25), os bancários receberam, dentre diversas propostas, 5,5% de reajuste nos salários com mais R$ 2.500 de abono fixo, mas pedem aumento de 16%, sendo 5,6% de aumento real e 9,88% referentes à perda da inflação.

Apesar da greve, o diretor de imprensa do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, diz que a categoria está aberta a negociações. "Nos não temos interesse em manter a greve e prejudicar a população. Nós queremos que sejam contratadas mais pessoas para melhorar o atendimento à população", defende ele, citando uma das reivindicações da categoria.

Greves no País

Greves bancárias também já foram decretadas por sindicatos de diversos locais do País, como Brasília, Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul.

Segundo o Procon-SP, diante da greve, o consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais cobranças, mas as empresas são obrigadas a oferecer outros locais de pagamento. Dessa forma, a recomenda-se que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e casas lotéricas.

A Febraban informou que as propostas oferecidas visam "compensar perdas decorrentes da inflação passada, sem contaminar os índices futuros, o que iria contra os esforços do governo para reequilibrar os fundamentos macroeconômicos".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.