Baixa no preço do peixe pode chegar a 20% em média

Durante o período, venda do produto deve crescer até 20% na comparação com as vendas de dias normais

Escrito por Ingrid Coelho - Repórter ,
Legenda: Entre os principais itens em promoção estão o pargo, a cavala e serra. De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), a promoção é feita com atacado e varejo reduzindo os preços
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

Instituída com o objetivo de estimular o consumo de peixes em todo o País e divulgar o setor, a Semana Nacional do Peixe - ou ainda quinzena do peixe -, que acontece entre os dias 1º e 15 de setembro, é a razão para um corte de até 20% nos preços do pescado durante todo esse período nos supermercados de Fortaleza, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). De acordo com o presidente da Associação e proprietário do Superbox, Gerardo Vieira Albuquerque, a venda de peixes chega a crescer entre 15% e 20% com o evento em relação ao período normal.

Os descontos são ofertados nos preços do Pargo, da Cavala e do Peixe-Serra. "A gente costuma fazer a promoção principalmente com os peixes que temos em maior quantidade, como o Pargo, Cavala e Serra, além da lagosta", diz. Ele explica que a redução nos preços é possível devido a uma parceria entre atacado e varejista. "Nós (atacado e varejo) nos dividimos, diminuindo a margem de lucro para levar as promoções ao consumidor", explica Albuquerque.

Dificuldade

Apesar de admitir que a iniciativa ajuda a movimentar o comércio desse tipo de produto alavancando as vendas, ele destaca que o período no qual a iniciativa é realizada não é tão favorável. "Esta época, na verdade, não é tão propícia para isto, porque é um período no qual a pesca fica difícil. Venta muito e, para os pescadores, isso não é bom. Os peixes somem", detalha. Ele também ressalta que a dificuldade está relacionada a pouca chuva. "Quando o inverno é promissor, o peixe fica mais próximo".

Ele acrescenta ainda que, no período, o Pará, principal vendedor para o Estado, manda apenas quinze caminhões carregados de peixe nesta época do ano - metade do que vem em um período de boa pesca, quando chegam 30 veículos.

Brasil

Segundo levantamento estatístico feito pela Associação Brasileira de Piscicultura, publicado no Anuário Brasileiro de Piscicultura (Peixe BR), a produção no setor alcançou 640.510 toneladas de peixes no Brasil, em 2016. Entre os maiores estados produtores estão Rondônia (74.750 toneladas), Paraná, com 93.600 t e São Paulo, com 65.400 t. No total, foram mais de um milhão de empregos gerados e a receita brasileira fechou com R$4,3 bilhões no ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.