Avianca: Fortaleza na disputa por novo hub

Companhia anunciou a intenção de construir um centro no Nordeste, mas ainda não possui projeto definido

Escrito por Redação ,
Legenda: Isenção de ICMS sobre o combustível de avião fez a empresa implantar o único voo internacional (para Bogotá) da empresa a partir de Fortaleza

São Paulo. Assim como fará a TAM, a Avianca Brasil também cogita construir um hub (centro de conexões de voos) no Nordeste nos próximos anos. E Fortaleza está na lista das cidades com potencial para receber o equipamento, embora a companhia aérea ainda não tenha nada definido em relação ao futuro projeto.

"Estamos analisando as oportunidades. O Nordeste é um lugar bom para ter um hub. Fortaleza nos recebeu muito bem, tanto que o nosso único voo internacional (para Bogotá, capital da Colômbia) sai de Fortaleza", afirmou ontem, o presidente da Avianca, José Efromovich.

A informação foi dada durante o evento que oficializou a entrada da empresa na rede Star Alliance, realizado na Base Aérea de São Paulo (Basp), em Guarulhos. Segundo Efromovich, é provável que a companhia anuncie a construção do hub no próximo ano, mas isso dependerá "dos acontecimentos do dia a dia". Atualmente, a Avianca possui três centros de voos no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). "Estamos hoje muito focados, mais do que em definir o hub, em manter o nosso cliente, manter a fidelidade e fazer com que ele volte e conte para todo mundo que realmente o nosso produto é diferente", destacou.

Para o vice-presidente comercial e de marketing da Avianca, Tarcisio Gargioni, a capital cearense é um dos principais mercados de turismo do Brasil e precisa ter uma atenção especial das empresas aéreas. "Com relação ao Ceará, o que nos incentivou a oferecer o voo entre Fortaleza e Bogotá foi a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do combustível, cuja alíquota saiu de 17% para 12%. Foi um incentivo do governo, que teve uma visão estratégica boa em relação ao turismo", disse. Na solenidade que contou com a presença dos CEOs das 28 companhias-membro da Star Alliance, José Efromovich falou sobre o desenvolvimento da empresa nos últimos anos. Operando regularmente desde 2002 com o nome de Ocean Air, a Avianca é hoje a que mais cresce no País.

Segundo ele, de 2010 a 2014, a participação de mercado da empresa saiu de 2,6% para 8,4%. Até maio de 2015, a companhia manteve a tendência de crescimento e atingiu 9% de participação de mercado brasileiro.

Efromovich ainda apontou que a Avianca contava com uma frota de 17 aeronaves circulando em 20 aeroportos em 2010, números que subiram para 41 e 24, respectivamente, neste ano (até julho). "Nossa expectativa é crescer 15% em 2015, quando o mercado de aviação comercial não espera mais que 4%", acrescentou o executivo.

Star Alliance no Brasil

Ao todo, são 13 companhias-membro da Star Alliance que servem o Brasil (Air Canada, Air China, Avianca, Avianca  Brasil, Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Lufthansa, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP, Turkish Airlines e United). A partir de agora, a Avianca Brasil adiciona 15 novos destinos ao País - aos 12 existentes que as companhias-membros já atendem, elevando o número para 27.

Raone Saraiva*
Repórter

*O jornalista viajou a convite da Avianca Brasil

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.