Arrecadação sobe 12% com atuação dos auditores

Práticas que levaram a esse resultado serão compartilhadas no XXIX Congresso Nacional Fenafim, na Capital

Escrito por Redação ,
Legenda: Foco dos auditores municipais é buscar quem está irregular com a Prefeitura de Fortaleza
Foto: Foto: Thiago Gadelha

No mês de outubro, sem aumentar nenhum imposto, a cidade de Fortaleza conseguiu arrecadar 12% a mais em tributos, algo que chamou a atenção do País para a efetiva atuação dos auditores fiscais do Município. Para compartilhar as práticas que levaram aos resultados, a Capital cearense sedia, de hoje (22) até sexta-feira (24), o XXIX Congresso Nacional Fenafim. O evento é realizado pelo Sindicato dos Auditores do Tesouro Municipal de Fortaleza (Sindiaudif) e pela Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim).

De acordo com o coordenador geral do evento, Flávio Figueiredo, Fortaleza atingiu o posto de exemplo a ser seguido pelos demais Municípios do Brasil. "Hoje, somos referência (no País) com o trabalho desenvolvido aqui. Tivemos incremento de arrecadação de 12%, em outubro, num momento de crise política e econômica como esse. Consideramos algo extremamente relevante, fruto do nosso trabalho, pois não houve aumento de tributos. Houve melhoria (na fiscalização), implemento de tecnologia, trabalho de inteligência, investigação", afirmou.

Conforme ele, o foco dos auditores fiscais da Capital tem sido buscar quem está irregular junto ao Município, de forma a não mais prejudicar aqueles que pagam seus impostos corretamente. "Nosso objetivo é buscar quem não paga. Com quem já paga, não temos preocupação. A gente entende que esse trabalho é para evitar a concorrência desleal, pois quando você tem um empresário que paga corretamente os impostos e um que não paga, sabemos que este último tem preço diferenciado. A gente age para evitar essa concorrência desleal", explicou.

No Congresso Nacional Fenafim, já apontado pela organização como o maior da categoria no Brasil, serão promovidas a integração, atualização e desenvolvimento técnico dos profissionais que atuam na área de tributos, de modo a "fomentar o debate em temas relevantes vivenciados pelas instâncias administrativas, particularmente do lançamento tributário, do Processo Administrativo Tributário e do Contencioso Tributário Municipal, juntamente com a comunidade acadêmica".

Participantes

Para tanto, conforme Figueiredo, serão aproximadamente 600 profissionais, de 23 estados e 70 cidades do País, para a troca de experiências. "Entendemos que o Estado tem que arrecadar para prestar serviço a quem não tem condição. Transporte, saúde, educação. Nosso trabalho é focado nisso, nossa arrecadação volta para o município. No momento em que há a crise que o País passa, entendemos nosso trabalho como a melhor saída, uma melhoria na qualidade da arrecadação, sem aumento de tributos", explicou.

A programação do evento trará palestrantes renomados na área fazendária e política para dialogar com os participantes. Dentre eles, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), Leandro Paulsen; o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Filho; o titular da Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (Sefin), Jurandir Gurgel.

"Vamos tratar temas técnicos como a Reforma Tributária, modelos de fiscalização do País, o Simples Nacional. Também vamos apresentar cases de Fortaleza", comentou Figueiredo.

Mais informações

XXIX Congresso Nacional Fenafim

Data: de 22 a 24 de novembro

Local: Fábrica de Negócios

www.fenafim.org.br/congresso

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.