Aracati terá voo semanal da Gol a partir de julho

Escrito por Redação ,

O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, deve receber a partir de julho uma frequência semanal de um voo charter da parceria Gol/CVC. Até o fim do ano, a expectativa é aumentar para três entradas semanais voos provenientes de São Paulo. De acordo com o coronel Paulo Edson Ferreira, gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), o equipamento usado será um Boeing 737-700.

> Jeri: aeroporto deve ser internacional em 4 meses 

"A pista de Aracati só tem 30 metros de largura. Para receber um 737-800, é necessária uma pista a partir de 45 metros de largura. Se a Azul entrar, e nós estamos também negociando com eles, a companhia vai operar um Embraer 195. Isso ainda está em fase de negociação. Por enquanto o que está mais avançada é a negociação com a Gol", afirmou o coronel.

O governador do Estado, Camilo Santana, já havia dito nesta semana, em entrevista ao Sistema Verdes Mares, que um Boeing realizaria voos para Aracati a partir de julho deste ano, porém não deu detalhes da operação. Ainda segundo ele, o governo tem trabalhado para a certificação do Aeroporto para operar voos comerciais.

"O que estamos fazendo é trabalhar no processo de certificação neste sentido", disse. Para tanto, o coronel informou que o DER está realizando intervenções na pista de Aracati.

"O que estamos fazendo é o aumento das faixas de pista e das áreas de escape em todas as direções. Como nós estamos nos certificando, há a necessidade de aumento de 75 metros para 140 metros a partir do eixo central da pista", explicou.

Paulo Edson reiterou que não existem obras para aumentar o comprimento e largura da pista de Aracati e reforçou que, por enquanto, não está nos planos do governo de internacionalizar o terminal. "Aracati não é certificado para operar voos internacionais. Ainda não há este projeto. Estamos mais voltados para isso no Aeroporto de Jericoacoara", completou.

Sobre o transporte de cargas, o gerente de aeroportos do DER informou que também não existe demanda suficiente para receber aviões cargueiros. "Vamos utilizar os porões dos aviões comerciais para realizar o transporte de carga, uma vez que estes aviões vão transportar basicamente malas de passageiros".

Frequências regionais

Ainda em fase de certificação, o coronel Paulo Edson reforçou que em breve Aracati também vai receber os voos regionais da companhia aérea Two Flex. "Quando o passageiro vier por exemplo de Amsterdã no Airbus 330 da KLM ele vai poder pegar uma conexão em Fortaleza e vir para Aracati no Gran Caravan, com capacidade para transportar até 12 pessoas".

A Two Flex está na fase de adequação da frota para realizar os voos regionais em parceria com a Gol Linhas Aéreas. Ainda não há previsão para o início dessas operações que atenderiam os aeroportos de Jericoacoara, Aracati, Iguatu, Crateús, Camocim e São Benedito, com partidas de Fortaleza.

A Two Flex, empresa de taxi aéreo proprietária de 18 aeronaves Cessna Gran Caravan - a maior frota desse modelo em todo o Brasil -, já recebeu autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para realizar o transporte aéreo regular de passageiros (Operação Complementar) nessa rota.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.