Aracati pode ter voos da Meridiana

Hoje, a empresa já conta com um voo operando por meio do Aeroporto Internacional de Fortaleza

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,
Legenda: Companhia aérea quer expandir atuação no Ceará. O secretário do Turismo do Estado debaterá o assunto com a empresa na próxima semana
Foto: FOTO: Mario Ferioli

O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, no litoral leste, pode receber em breve voos da Meridiana com destino à Itália. A informação partiu do titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Arialdo Pinho, durante evento da Copa Airlines, ontem (22), em Fortaleza. "Eles (Meridiana) tiveram uma reunião essa semana na Itália e me ligaram. Eles querem colocar mais um voo para o Ceará e não devem encerrar o voo para Fortaleza. Perguntaram se tinha possibilidade e eu disse que ia fazer uma consulta. Na próxima semana, eu devo conversar com a companhia. A Meridiana foi vendida para a Qatar Airways e eles têm outro olhar. Estão em um momento de adequação e adaptação", disse Pinho.

O secretário do Turismo participou, ontem à noite, de evento promovido pela Copa Airlines em Fortaleza. A companhia do Panamá convidou todo o trade para apresentar o País e mostrar as possibilidade de negócios e turismo em diversos países que eles operam. De acordo com o gerente geral para o Brasil, Emerson Sanglard, Fortaleza tem uma grande capacidade de crescimento, inclusive para operar voos diários para a Cidade do Panamá.

"Nós vamos iniciar duas frequências semanais. À medida que fomos tendo uma resposta por parte da demanda, essas frequências devem aumentar sem dúvida nenhuma. Os nossos estudos de planejamento indicam duas frequências por semana, mas eu vejo um potencial de verdade para os voos serem diários. Na minha opinião, eles podem ser diários daqui a algum tempo", reforçou o gerente.

Sanglard não precisou o tempo necessário para que isso ocorra, mas enfatizou que Fortaleza tem essa capacidade. "Até porque nós não estamos conectando apenas uma cidade, mas sim várias cidades. A demanda vai reagir e esse voo vai ganhar novas frequências em breve".

A Copa Airlines opera atualmente em 32 países e 78 destinos, nas Américas do Norte, Central e do Sul. No Brasil, a empresa tem voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife e Manaus. A partir de julho, a aérea inicia as operações em Fortaleza e Salvador, com duas frequências semanais em cada cidade. "O interesse por Fortaleza surgiu pelo fluxo de mercado. A cidade tem despontado como um dos grandes mercados para aviação não só doméstica, mas também internacional. Nós temos visto outras companhias internacionais vindo para cá operando esse novo hub a partir do Ceará. É um mercado que tem uma população com uma capacidade de consumo elevado em relação a outras regiões do país. É um mercado com um potencial muito grande, inclusive em relação à outras capitais do Nordeste", acrescentou.

Vendas

Sanglard observou que as vendas dos voos de Fortaleza para a Cidade do Panamá estão em um nível de normalidade na comparação com outros lançamentos da empresa recentemente. "Estamos em um patamar saudável e agora começamos com o trade essa parte do contato comercial. Isso começa com mais ênfase a partir de agora. Já visitamos clientes em Fortaleza e este jantar marca o início da ativação juntamente com todo o trade cearense".

O evento da Copa Airlines contou com representantes do setor de turismo cearense. O objetivo da companhia é ampliar a proximidade com clientes e captar oportunidades de negócios.

"A expectativa é que este mercado cresça e se consolide porque na verdade quando você tem um hub sendo montado aqui todo mundo ganha com isso. Você ganha profissionalização, ganha mais investimento, ganha mais atenção do trade. O mercado como um todo é fomentado pelo turismo, tanto no receptivo como no emissivo. Estamos apostando que a demanda vai crescer nos próximos anos", ressaltou.

Divulgação

Para tornar o voo um sucesso, a Copa Airlines, juntamente com o governo do Estado, está trabalhando na divulgação do Ceará em diversos países. "Hoje efetivamente quase 80% desse mercado é emissivo. Estamos desenvolvendo projetos com o governo. Nós temos mapeadas as cidades-chaves que têm maior potencial de atração turística, nos Estados Unidos e na América Central. Essa campanha deverá sair em até 40 dias", disse o gerente.

Já o secretário da Setur disse que está trabalhando em conjunto com a aérea nas campanhas de divulgação do Estado. "Esse voo tem uma importância grande porque a Copa tem 13 destinos nos Estados Unidos. Você abre um leque de opções para os cearenses viajarem", acrescentou Pinho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.