Após 4 anos, investimentos dão sinal de reação

Escrito por Redação ,

São Paulo. Após quase quatro anos em queda praticamente ininterrupta - houve apenas um respiro, com alta de 0,4% no 2º trimestre de 2016 -, os investimentos devem começar agora a deixar o fundo do poço. A projeção é que a taxa de investimentos na economia tenha fechado o 3º trimestre deste ano com alta de até 1,6%. Mas, segundo especialistas, ainda vai demorar muito tempo para se recuperar o que foi perdido nesse período.

Rodolfo Margato, economista do Santander, por exemplo, projeta que os investimentos tenham crescido 1% no 3º trimestre e devem ganhar mais ritmo no próximo ano, quando devem avançar 6%. Porém, esse crescimento ainda estará longe de recuperar os níveis pré-crise. "A volta dos investimentos é um sinal positivo, por interromper quatro anos de contração, mas está longe de compensar todas as perdas desse período".

Os sinais de que há um início de reação aparecem aos poucos. O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo, calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que, em agosto, o investimento cresceu 0,8% ante agosto do ano passado, após 13 meses consecutivos de queda.

"Está havendo um respiro no investimento quando se olha os dados mensais", destaca o economista José Ronaldo de Souza Júnior, coordenador de Estudos de Conjuntura do Ipea.

LEIA AINDA:

> Com juro menor, é hora de rever  a melhor opção para investir
> Fundos DI passam a perder para a poupança 
> Cenário favorece aplicação na Bolsa
> Especialista recomenda focar em títulos públicos 

 

 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.