Apenas uma empresa disputa ônibus turístico

A Nordeste Rent A Car, julgada inabilitada, teve recurso negado. Filuca aguarda prazo de 10 dias para resultado final

Escrito por Redação ,
Legenda: Linhas devem entrar em operação até maio. Veículos terão dois andares e ter ar-condicionado no nível inferior, além de capota retrátil no nível superior, capacidade para 67 passageiros e sistema de som com tradução simultânea

A Filuca Turismo e Transporte segue sozinha no processo de definição da empresa que irá operar o ônibus turístico com dois andares na modalidade Hop On Hop Off (entre e saia) em Fortaleza. No início de fevereiro, a Prefeitura realizou chamamento público para receber propostas em caráter experimental dos serviços de transporte de passageiros, mas, das duas interessadas, uma foi inabilitada por não conseguir comprovar experiência na atividade. A empresa, Nordeste Rent A Car - cuja razão social é Quagliato Nogueira Terceirização de Serviços - havia interposto recurso contra o entendimento, mas teve parecer desfavorável.

A decisão foi conhecida ontem (11), após a abertura dos envelopes do recurso interposto pela Nordeste Rent A Car e das propostas recebidas pela Prefeitura de Fortaleza. Agora, a Filuca Turismo e Transporte aguarda um prazo de 10 dias úteis para a interposição de recurso, o que pode ser feito por qualquer empresa, mesmo que não tenha participado do processo. O resultado final da escolhida para realizar a operação deve ser conhecido no fim do prazo.

Requisitos

As propostas para operar o ônibus turístico foram apresentadas à Prefeitura pelas duas empresas no fim de fevereiro. De acordo com o edital, para realizar o percurso serão necessários no mínimo dois veículos modelo Viale Double Decker Sunny, com dois andares e equipados com ar-condicionado no nível inferior, além de capota retrátil no nível superior. Os veículos devem possuir capacidade para 67 passageiros (11 embaixo e 55 em cima) e sistema de som com tradução simultânea em sete idiomas.

Itinerário

A Prefeitura sugere que o custo do bilhete seja de R$ 40. A empresa vencedora da licitação, entretanto, deverá formular a tarifa, sendo que cada bilhete deverá garantir ao usuário o acesso ao ônibus pelo período de 24 horas. O ônibus turístico deve sair da Praça da Estação, no Centro, passando pelos principais pontos turísticos da zona hoteleira e do centro histórico, com paradas no Dragão do Mar, Boteco Praia, Feirinha da Beira Mar, Mercado dos Peixes, Praça Portugal, Museu da Fotografia, Estoril e Mercado Central. Os locais poderão sofrer alterações de acordo com o interesse e a conveniência da Prefeitura.

Os pontos de embarque e de desembarque do ônibus turístico deverão ter identidade visual própria diferente dos atuais pontos de parada utilizados no sistema de transporte público de Fortaleza, com coberta para proteção de intempéries, quadro informativo com localização do ponto, mapa da linha e horários de saídas e sistema de informações ao turista em português e em outras línguas.

A identidade visual de todos elementos que envolvem o funcionamento do ônibus turístico que vai operar na Capital cearense ficará a cargo da empresa vencedora do processo.

A expectativa é que a linha turística de ônibus comece a operar em Fortaleza já no próximo mês de maio, ainda a tempo de atender os primeiros passageiros dos voos da Air France-KLM provenientes de Paris, na França e Amsterdã, na Holanda.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.