Anatel: desempenho das 'teles' supera o exigido

Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo atingiram índices acima das metas postas pela Anatel em todos os serviços de telecom

Escrito por Redação ,
Legenda: Mercado cearense tem números semelhantes aos dois outros maiores da região
Foto: Foto: JL Rosa

Mesmo aquém das taxas de conexão de vizinhos sul-americanos, os cearenses têm contado com serviços de telecom satisfatórios, segundo aponta o portal Mapa da Telefonia Móvel, que traz dados até junho deste ano. As quatro principais operadoras de telefonia em atuação no Estado atingiram as metas tanto de voz quanto de dados, fazendo jus aos investimentos mencionados pelas companhias.

Leia mais:

> Velocidade da banda larga no CE está acima da média do Brasil
> Aberta consulta pública sobre 5G
> Investimento em infraestrutura de telecom traz mais benefícios 
 
A plataforma, desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), analisa a ação dos mais de 9 milhões chips ativos nas redes de Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo no Ceará. Ao todo, são 2.988 estações rádio-bases (Erbs, ou antenas) instaladas no Estado, que se dividem entre 2G, 3G e 4G - cuja conexão chega a 47% do total de acessos feitos nos 184 municípios, seja DDD 88 ou DDD 85.

Disponível em aplicativo, a Agência destaca a função de o usuário poder "consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos". No entanto, os dados apontam para um equilíbrio entre as companhias em atuação no mercado cearense de telefonia móvel.

Conexões acima da média

Isso significa que a conexão de voz das redes de Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo no Ceará superaram a meta de 95% e atingiram o objetivo em mais de 97% das vezes em que os usuários tentaram realizar uma ligação durante o sexto mês do ano. Nos últimos seis meses, isso também se repetiu, evidenciando a constância na prestação do serviço, que teve a cobrança por roaming nacional abolida totalmente ou em grande parte dos planos ofertados no mercado atualmente.

Para a conexão de dados, ou seja, o acesso à internet via smartphone, o cenário também se mantém promissor para os usuários cearenses, de acordo com os dados do portal elaborado pela Anatel. Mais demandado pelos clientes, o serviço tem também metas maiores.

Neste caso, cada operadora precisa apresentar uma taxa de conexão igual ao superior a 98% das tentativas feitas. E isso, segundo a Agência, foi cumprido por cada uma das teles. Quando dividido entre 3G e 4G, o panorama continua semelhante. A antiga e a nova geração de telefonia móvel, que detém maioria das conexões de dados entre os cearenses, mantém indicadores acima do exigido pela Anatel.

Mercado competitivo

As médias para a prestação de serviços cearenses, inclusive, são equiparadas aos dois outros grandes mercados de telecom do Nordeste, como atestam os dados do Mapa de Telefonia Móvel. Pernambuco, que conta com quase dez milhões de chips ativos, também contou com todos os serviços prestados pelas cinco operadoras acima da média.

O mesmo acontece na Bahia, onde os acessos móveis chegam a 14 milhões. Nos três estados, as metas foram cumpridas e os índices alcançados são bem próximos, sem demonstrar superioridade por nenhum deles.

Além da infraestrutura, o Ceará ainda conta com ofertas mais vantajosas que as oferecidas pelas operadoras em mercados como os do Sudeste, em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Os pacotes mais em conta vão desde o uso ilimitado para voz e dados até preços mais baixos em pacotes padrão. (AOL)

Mais informações:

O Mapa da Telefonia Móvel pode ser acessado na Google Play, para Android, na Apple Store, iOS, e no: http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.