Anac avalia voo para Buenos Aires

Escrito por Redação ,
O pedido de um voo direto de Fortaleza para Buenos Aires (ida e volta) foi feito pela Gol à Anac, nesta semana

Fortaleza começa a ficar mais perto, - se não em distância, mas em tempo de viagem, - de Buenos Aires, capital da Argentina. A Gol Linhas Aéreas solicitou na última quarta-feira, 22, um voo semanal, aos sábados, direto (ida e volta, partindo de Fortaleza para o aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. Se aprovado, o voo poderá entrar em operação no dia 10 de maio próximo, data escolhida pela companhia.

Caso aprovado pela Anac, a nova frequência poderá entrar em operação no dia 10 de maio próximo, data escolhida pela companhia FOTO: ALEX COSTA

A informação foi confirmada na tarde de ontem, pela direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A solicitação do voo é feita por meio de um documento denominado Hotram (horário de transporte), no qual as empresas aéreas também apontam as rotas, horários e os aeroportos desejados.

Sob análise

Normalmente, explica a Anac, a aprovações de voos são liberadas em até 30 dias, após o pedido da aérea, tempo necessário para que a Agência faça as análises da capacidade das pistas, de pátios e dos terminais de passageiros declarados pelos aeroportos dos destinos pleiteados. Nesse período, são também avaliadas as documentações enviadas pela companhia e o horário no espaço aéreo desejado.

O secretário estadual de Turismo (Setur), Bismarck Maia, informou que recebeu a notícia da Gol, ontem. Segundo ele, essa é mais uma companhia - a TAM também irá operar um voo internacional partindo de Fortaleza para Miami, para se beneficiar da redução de 30% para 12% do ICMS incidente sobre o combustível, óleo e peças para aviação. "Combustível representa 40% dos custos das companhias aéreas", explica Maia, ao justificar os interesses da GOL e TAM em criar voos internacionais, partindo da capital cearense. "Dia 25 de fevereiro sairá o primeiro voo direto (da TAM de Fortaleza para Miami)", confirmou.

De acordo ainda com Maia, além da expansão do fluxo de turistas entre o Ceará, o Nordeste e a Argentina - país que passa por grave crise econômica, mas que ainda resguarda grandes apelos turísticos históricos e culturais -, o novo voo internacional da GOL vai atrair voos da aérea de outras capitais do Nordeste, para fazer escala aqui, para abastecer. "Isso irá atrair novos turistas", acredita.

Para ele, a atual situação do Aeroporto Pinto Martins, que se encontra com sua capacidade esgotada e com apenas 25% das obras de ampliação concluídas, não será empecilho à liberação da nova linha "A situação do Pinto Martins nos passa muita tristeza, mas não acredito que irá atrapalhar, porque a estrutura atual suporta", avalia.

CARLOS EUGÊNIO
REPÓRTER
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.