Alta nas despesas prejudicou planos

Escrito por Redação ,
Legenda: Em maio, a família de Nara Lima sofreu o impacto de aumentos da conta de energia, TV por assinatura, água, telefone e colégio dos filhos
Foto: Foto: Bruno Gomes

O que parecia ser um contratempo pontual nas finanças da família de Nara Lima e Antônio José Soares em abril, se repetiu com maior intensidade neste mês de maio, adiando mais uma vez o projeto de poupar recursos destinados à compra a vista do terreno onde eles pretendem construir a tão sonhada casa própria. Além da conta de luz do casal subir ainda mais em relação ao valor que os surpreendeu no mês anterior, eles também se depararam com a elevação de outras despesas.

> Vida e Finanças

> Familia Pamplona Magalhães: Percepção da crise estimula modificações

> Família Lino da Silva: Contas voltaram ao eixo com mais facilidade

"A crise atual foi sentida duramente aqui em casa neste mês. Principalmente para mim que vivo de vendas. Não estamos conseguindo juntar nada. O momento agora é de economizar água, energia e outras despesas para conseguirmos pagar as contas no fim do mês. Vamos ter de deixar nosso sonho para depois", afirma a designer de interiores.

Segundo ela, a situação é reflexo de vários aumentos. "Nossa conta de energia veio R$ 380,00 - maior que a anterior (R$ 360,00). E aumentaram também as contas da TV por assinatura, da água, do telefone e até do colégio dos meninos. Tudo de uma vez", frisa.

Queda na receita

Ao mesmo tempo em que as despesas subiram, Nara Lima se queixa que a receita da família encolheu, tanto em relação ao emprego dela, onde o valor final do ganho mensal é atrelado a comissões sobre as vendas realizadas, como nas fontes extras, que o casal criou para incrementar o orçamento e agilizar o objetivo de sair do aluguel: o Voz e Violão - apresentação musical da dupla em bares e outros eventos particulares, e a venda online de camisetas personalizadas, por meio do site www.Camisetaideal.Com.Br .

"O site (das camisetas) deu uma caída considerável. As vendas reduziram uns 30%. Tínhamos uma estimativa de vendas para o dia das mães que não se concretizou. Tivemos um número quase nulo de vendas. E é porque sempre estamos investindo em divulgação", pondera.

O Voz e Violão também não deslanchou. "Estamos mais do que nunca numa busca por lugares fixos para esse projeto. Fizemos algumas tentativas este mês, mas ainda estamos aguardando retorno. Só nos apresentamos num evento durante o mês inteiro".

Cenário delicado

A dificuldade, segundo o casal, não é pelo fato de serem uma dupla principiante. "Vi com meus colegas que o cenário está assim para todo mundo. Todo o comércio está preocupado".

Diante do momento difícil, eles precisaram mudar de foco, mas sem perder o otimismo. "Infelizmente estamos priorizando agora os nossos compromissos. Vamos tentar manter nosso padrão de vida no meio dessa crise instalada. Temos que ser realistas e pensar de forma racional, mas quando as vendas melhorarem, continuaremos com o mesmo objetivo",garante.

Ângela cavalcante
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.