Alta estação deve atrair 1 mi; ocupação de 90%

Número de turistas será maior que o registrado entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 (972,756 mil)

Escrito por Redação ,
Legenda: Expectativa é que a taxa de ocupação chegue a 98%, no dia 31 de dezembro
Foto: Foto: Fabiane de Paula

A partir do próximo dia 15 de dezembro, com o início da alta estação nas cidades turísticas brasileiras, o fluxo de visitantes nacionais e estrangeiros que vêm a Fortaleza para curtir as férias nos principais destinos do Ceará ganhará força. Se a taxa média de ocupação mensal, prevista para os hotéis da cidade até fevereiro de 2015, for concretizada, o número de turistas será maior que o registrado entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 (972,756 mil).

Embora não tenha finalizado o levantamento que prevê a quantidade de visitantes no período de alta estação e os impactos desse fluxo na economia local, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) espera que, aproximadamente, um milhão de turistas pisem em território cearense, durante o período.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Darlan Leite, 82% dos leitos já estão, inclusive, reservados para dezembro, mês que deverá registrar taxa média de ocupação em torno de 90%.

"No próximo mês, o pico será atingido no dia 31 de dezembro, por causa da festa de Réveillon, no aterro da Praia de Iracema, que terá atrações como Daniela Mercury, Bruno e Marrone e O Rappa", afirma Darlan. "Nossa expectativa é que a taxa de ocupação chegue a 98% no dia da virada", complementa.

Caso o índice médio de ocupação hoteleira previsto para o próximo mês feche em 90%, o número representará um aumento considerável de 24,18 pontos percentuais, em relação a igual período de 2013, quando a taxa média foi de 65,82%. "Em janeiro e fevereiro do próximo ano, queremos registrar 95% e 75%, respectivamente", afirma.

Efeito Copa

Darlan destaca que, além das pessoas que virão à Capital cearense, pela primeira vez, durante esta alta estação, são muitos os turistas que desejam aproveitar os momentos de lazer novamente nos destinos cearenses.

Nesse contexto, o presidente da ABIH-CE chama a atenção para a importância da Copa do Mundo de 2014, da qual Fortaleza foi sede. "O aumento da quantidade de turistas também será reflexo do evento esportivo. Muitas pessoas que vieram torcer por seus times, no meio deste ano, devem retornar à Capital, que é a principal porta de entrada para as praias do Ceará, a exemplo de Canoa Quebrada e Jericoacoara", reforça.

Além do efeito Copa do Mundo, Darlan lembra do esforço que está sendo feito pelos governos estadual, municipal e pela ABIH-CE no sentido de promover o Estado no exterior e em todas as regiões do País. Neste ano, por exemplo, a ABIH-CE visitou 3.235 agentes de viagem no Brasil, totalizando 23 cidades. Em 2013, foram 3.140 visitas em 20 cidades municípios.

"Se recebermos um milhão de turistas, de dezembro a fevereiro, sem dúvida, nossa economia será bastante beneficiada. Tanto ganha a cadeia produtiva do turismo, com a prestação de serviços, como o setor público, com a arrecadação de impostos", acrescenta Darlan Leite.

Gran Marquise com 100%

Um dos hotéis mais requisitados da Capital cearense, o Gran Marquise já está com 52% de seus 230 apartamentos pagos, para a semana do Revéillon. Segundo o gerente geral do hotel, Philippe Godefroit, a expectativa é de 100% de ocupação durante o período. "As vendas já estão 20% maiores do que no ano passado e as reservas são muitas".

Raone Saraiva
Repórter

r

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.