Ainda dá tempo de conseguir emprego antes do Natal

Conforme o Sine/IDT, o número de vagas ofertadas, neste segundo semestre, terá um acréscimo de 3,09%

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,
Legenda: Comércio e serviços estão entre os setores que mais contratam nesta época do ano, com destaque para funções como vendedor e atendente de loja
Foto: Foto: Lucas Moura

Quem ainda estiver desempregado neste fim de ano, pode ter uma chance de retornar ao mercado de trabalho antes do Natal. As ofertas de emprego temporário neste segundo semestre terão um acréscimo de 3,09% na comparação com igual período de 2016, segundo dados do Sistema Público de Emprego no Ceará/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

A previsão inicial do órgão era de recuo em 15% nas vagas. Contudo, após nova verificação, o órgão percebeu que, na verdade, o cenário seria completamente oposto.

> Shoppings projetam alta de 5% nas contratações

"Fizemos, no início do segundo semestre, um apanhado médio de quantas vagas a rede disponibilizava para 2017. No estudo que fizemos, estaríamos captando 3.300 vagas, uma redução de 15% em comparação com o ano passado. Mas no fim de setembro, já captamos 3.104, ou seja, nossa previsão já está quase superada. E a expectativa para novembro é captar mais 600 vagas. Vamos superar o segundo semestre de 2016 pois, agora, nossa perspectiva é chegar a quatro mil vagas captadas, o que é positivo para quem está buscando oportunidade no mercado de trabalho, dando grande possibilidade de reinserção", afirmou o assessor da presidência do Sine/IDT, Antenor Tenório.

Efetivação

Ele exaltou ainda que, para o trabalhador, há grande possibilidade de ser efetivado ao fim do período do contrato. "O sistema em 2017 está tendo aproveitamento melhor. Nossa média chegou a 78% das vagas captadas preenchidas. É uma média de aproveitamento muito boa, uma das melhores do País", comemorou Tenório.

Conforme o Sine/IDT, os setores que mais contratam são comércio e serviços. "As ocupações mais demandadas são: vendedor, agente de segurança, almoxarife, atendente de loja, garçom, faxineiro, estoquista, recepcionista, auxiliar de escritório e barman", listou o assessor da presidência do órgão.

"Há um equívoco grande dos trabalhadores quando chega esse período do ano. Eles acham que não é mais tempo de buscar emprego, e isso não é real. Chega dezembro, diminui o fluxo de pessoas em nossas unidades, achando que não tem vaga. E é puro engano. As vagas acontecem, principalmente, nesses momentos. Algumas das empresas estão deixando para contratar profissionais temporários de última hora", emendou o assessor da presidência do Sine/IDT.

Segundo o Sine/IDT, as exigências para ocupar as vagas, mesmo as temporárias, estão maiores. Dessa forma, quem se destaca, acaba sendo efetivado. "Dentre os temporários, cerca de 15% são efetivados. Qualquer empresa está em busca de talentos, naturalmente. Atrair, identificar e reter talentos são os desafios da empresa que quer se manter competitiva no mercado. Para isso, elas têm levado em consideração a postura dos profissionais", comentou.

Dicas

Antenor Tenório ainda elencou algumas dicas para quem procura emprego nesta época do ano e quer se destacar no mercado. "Muitos chegam dizendo que querem trabalhar em qualquer coisa, e isso não existe. É o mais equivocado, pois mostra que ele não sabe o que quer, que precisa de ajuda. Sugiro que continuem se preparando, preparem currículo, principalmente em Fortaleza, onde surgem mais vagas. Acesse o nosso site (www.Sineidt.Org.Br), pois lá tem as informações das vagas, antes de se deslocar a unidade", disse, ressaltando ainda os serviços oferecidos pela rede Sine /IDT.

Orientação

"Toda a rede de atendimento oferece serviço gratuito e oficina de orientação para o mercado de trabalho, com o objetivo de passar informações e dicas importantes para os trabalhadores serem bem-sucedidos no processo seletivo. Desde como preparar um bom currículo, até como se comportar na entrevista, foi tudo revisto e atualizado. Para as empresas, temos serviço do núcleo de Psicologia, com profissionais que podem fazer o processo seletivo gratuitamente", completou Antenor Tenório.

Mais informações

 

Para saber mais sobre oportunidades de trabalho, entre em contato com o Sine/IDT.

Telefone: (85) 3101-5500

Site: www.sineidt.org.br

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.