Aeroporto: Infraero convoca 3ª colocada em licitação

Escrito por Redação ,
Legenda: Aeroporto de Fortaleza será um dos concedidos
Foto: Foto: Alex Costa

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) convocou ontem o Consórcio Fortaleza para assumir as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, paralisadas há mais de seis meses. Formado pelas empresas Convap Engenharia e Construções, Construtora RV e Petra Construtora, o consórcio foi o terceiro colocado na licitação lançada em 2011 para executar o serviço.

Na última semana, a empresa Encalso/Kallas, segunda colocada no processo licitatório e também convocada para executar as obras, teve proposta rejeitada pela Infraero. De acordo com a Infraero, a recusa se deveu a o fato da proposta apresentada pelo grupo de empresas modificar o que já está previsto no edital de licitação.

Iniciadas em 2012, sob a responsabilidade do consórcio CPM Novo Fortaleza, as obras de ampliação do Pinto Martins estão paralisadas desde o começo do ano. Após dois anos de construção, apenas 25% da nova estrutura foi concluída pelo grupo de empresas contratado. O único equipamento finalizado nesse período foi a nova sala de embarque do aeroporto, com cerca de 1.350 metros quadrados e capacidade para abrigar mais passageiros que a atual.

Previsão

Quando concluído, o terminal de passageiros do Aeroporto de Fortaleza deverá passar de 38,5 mil metros quadrados para 90,3 mil metro quadrados. A ampliação fará com que a capacidade de movimentação de pessoas a cada ano salte de 6,2 milhões para 8,6 milhões.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.