Administração transparente gera confiança para negócio

Escrito por Redação ,
Legenda: Os dois executivos da M. Dias Branco estiveram no evento do Ibef ontem à noite, no hotel Gran Marquise, em Fortaleza
Foto: Foto: Kléber A. Gonçalves

A adoção de práticas transparentes de gestão no ambiente corporativo, mais que uma obrigação de empreendimentos de capital aberto, é uma ferramenta basilar para tornar o negócio mais confiável e atrativo. De acordo com Vera Ponte, diretora de controladoria do grupo M Dias Branco, esse princípio beneficia não só empresas com ações listadas na bolsa, mas também negócios de capital fechado.

O grupo recebeu, no mês passado, o troféu Transparência pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A executiva ressalta que a transparência da gestão é um dos pilares da governança e vai além da publicação dos demonstrativos financeiros. "Não é só apresentar os resultados, mas também os processos, a rotina da empresa", aponta Vera.

Somente com essas práticas, destaca a executiva, é possível ganhar confiança para a empresa pelo mercado, o que é o bem valiosíssimo. "Quando se tem confiança de que as informações apresentadas por aquela empresa representam a verdade, há uma diminuição do risco do negócio", salienta.

No caso de empresas fechadas, a executiva explica que o benefício aparece na hora de expandir. "Toda empresa que precisa crescer vai precisar de capital, e é natural que ela precise de parceiros para financiar esse crescimento. O retorno (do uso de práticas de transparência) é uma maior facilidade para obter crédito, para encontrar parceiros dispostos a financiar os negócios", afirma.

No mercado cearense, o setor produtivo ainda está começando a caminhar em direção a métodos de transparência, uma vez que ainda há poucas empresas de capital aberto no Estado. "Quanto mais complexas elas vão ficando, há uma natural demanda de transparência", destaca Vera Ponte.

Experiência

Com a abertura de capital do grupo M Dias Branco em 2006, foi exigida uma mudança de cultura de empresa para absorver as práticas de transparência. O assunto foi tema de palestra, ontem, de evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE) e pelo grupo M Dias Branco no Hotel Gran Marquise. Participaram a diretora de controladoria e o vice-presidente de investimentos da M Dias Branco, Geraldo Luciano. A conversa foi moderada por Ari de Sá, CEO do SAS Plataforma de Educação.

Segundo Raul dos Santos, presidente do Ibef-CE, o evento pretende dar voz a profissionais que têm se destacado no uso de práticas corretas de gestão. "No caso da M. Dias Branco, está sendo coroado um trabalho de praticamente 10 anos, que vem sendo feito dentro da empresa, desenvolvendo negócios, de forma totalmente transparente", salienta o representante do instituto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.