8 mil rescisões nos mercados da RMF

Escrito por Redação ,

Mais de 8 mil contratos de trabalho foram rescindidos em supermercados e mercadinhos de Fortaleza e Região Metropolitana, em 2014, segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios da RMF (Secvgaf). Conforme a entidade, o número elevado de rescisões de contrato no varejo de alimentos acentua a tendência já observada nos últimos anos.

"A maior parte desses desligamentos não representa fechamento de vagas no setor, mas sim reflete a alta rotatividade de empregados no comércio varejista", ressaltou a entidade, em nota encaminhada à imprensa.

O sindicato também ressalta que, conforme relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o varejo de alimentos no País tem alta taxa de rotatividade - 50,7% em Hipermercados e Supermercados e 51,1% em Minimercados e Mercearias. Os dados são de 2012. Dessa forma, no período de um ano, o quadro de funcionários renova-se, em média, em mais da metade do número de empregados. "Com isso, o funcionário sente-se desprotegido e sem garantias de emprego, mesmo atuando num setor como o supermercadista cearense", frisa a entidade.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.