6,9% dos nordestinos eram cadastrados no MEI em 2014

Escrito por Redação ,

Rio. O número de nordestinos cadastrados no programa Microempreendedor Individual (MEI) atingiu 6,7% em 2014, percentual abaixo da média nacional (10,4% dos 18,2 milhões de pessoas de 16 anos de idade ou mais, ocupadas em 2014 por conta própria ou que tinham somente um empregado, em atividade não agrícola ou nos serviços auxiliares da atividade agrícola no trabalho principal).

As informações fazem parte do suplemento Acesso ao Cadastro Único e a Programas de Inclusão Produtiva, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgado ontem (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o estudo, a região Sul apresentou o maior percentual de pessoas cadastradas no programa MEI (15,4%), enquanto o Nordeste e o Norte (4,7%) foram as regiões com os menores percentuais.

No Brasil, de 1,9 milhão de pessoas cadastradas no MEI, 15,4% eram do comércio e reparação, maior percentual entre os setores, e 13,8% pertenciam ao grupamento outros serviços coletivos, sociais e pessoais. O rendimento médio mensal do trabalho principal dos cadastrados no MEI foi de R$ 2.448, 51,7% maior que o das não cadastradas, de R$ 1.614.

Das 19,6 milhões de pessoas de 16 anos ou mais que trabalhavam por conta própria ou eram empregadoras com até cinco empregados, em atividade não agrícola, 4,4% procuraram empréstimo de microcrédito em instituição financeira para o trabalho principal, no período de referência de três anos. Cerca de 4% do total conseguiram o dinheiro.

Apenas 2,1% das pessoas sem rendimento a meio salário mínimo obtiveram microcrédito. Na região nordeste, houve os maiores percentuais de procura e de obtenção do microcrédito (5,9% e 5,5%, respectivamente), enquanto no Norte, os menores (3,1% e 2,5%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.