468 mil cheques sem fundo foram devolvidos no CE

O montante representa 4% do total de cheques devolvidos no País no período, que totalizou 11,7 milhões

Escrito por Redação ,
Legenda: Situação econômica do País influenciou a inadimplência com cheques, diz Serasa
Foto: Foto: MARILIA CAMELO

Fortaleza/São Paulo. A devolução de cheques pela segunda vez no Ceará caiu para 3,86% em setembro deste ano, ante os 4,41% registrados em agosto, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado ontem. Em relação a setembro do ano passado, quando 3,41% dos cheques compensados foram devolvidos no Estado, o índice se manteve praticamente estável, com variação de 0,45 ponto percentual.

Dos 11,7 milhões de cheques devolvidos em todo o País, no acumulado de janeiro a setembro de 2014, o Ceará está na 14ª posição do ranking dos estados, com 4% do total, o que equivale a 468 mil pré-datados. O porcentual nacional de cheques devolvidos pela segunda vez caiu em setembro para 1,84%, ante 2,02%, em agosto, mas teve leve aumento na comparação com o setembro do ano passado (1,81%), mostra o estudo.

Comparativo

Com o resultado, o porcentual de cheques sem fundos no acumulado do ano até setembro ficou em 2,07%, acima dos 2,02% registrados no mesmo período do ano passado.

De acordo com o indicador, no nono mês do ano foram compensados 64,74 milhões de cheques, dos quais 1,18 milhões foram devolvidos por falta de fundos. Com isso, no acumulado do ano até o mês passado já são 11,7 milhões de cheques devolvidos, dos 565,78 milhões compensados.

Sazonalidade

Economistas da Serasa Experian avaliaram, em nota, que a inadimplência com cheques está maior neste ano na comparação com mesmo período de 2013 em razão do que chamam de "agravamento conjuntural": inflação elevada, juros altos e estagnação econômica.

Cenário de calote preocupa

O cenário do calote preocupa, apesar de a inadimplência do consumidor com os bancos ter se estabilizado em 4,4% em agosto, o último dado disponível, segundo relatório de crédito do Banco Central. Hoje, quase a metade dos devedores (47,3%) pretende liquidar as pendências só no ano que vem e um em cada cinco brasileiros inadimplentes fez novas dívidas sem ter quitado débitos anteriores, o que provoca um efeito "bola de neve" no calote. Os resultados fazem parte de uma pesquisa feita este mês com 110 mil devedores do banco de dados das 16 maiores empresas de cobrança do País, reunidas no Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Geoc).

"O cenário piorou, apesar de a inadimplência ter ficado estável", afirma Jefferson Frauches Viana, diretor do Geoc. Ele explica que, por causa da Copa, 2014 não foi um ano bom para a recuperação do crédito. Além do evento esportivo, o avanço da inflação corroeu o poder de compra do consumidor e afetou o orçamento familiar. Para 41,2% dos entrevistados, este ano está pior do que 2013 e 32,6% dos brasileiros assumiram mais dívidas do que no ano anterior.

Opinião do especialista

Uso já não é mais tão frequente

O cheque pré-datado tem uma tendência de desuso. Primeiro, por não ser um instrumento de crédito, e por possuir alguns defeitos na execução como inadimplente. Em lojas de móveis, autopeças e revendas de veículos ele ainda é muito utilizado, mas o uso geral cada vez mais se reduz. A estabilidade dos índices de devolução no Ceará, em relação ao ano passado, reflete as condições de crédito que o consumidor tem passado, com uma situação mais apertada. Os indicadores de dívidas em geral aqui no Estado têm aumentado um pouco ao longo desse ano, como reflexo da situação econômica do Brasil, mas dentro daquilo que é administrável.

Alex Araújo
Consultor econômico da Fecomércio/CE

dad

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.