2,3 mi no CE estão aptos a renegociar dívidas

Quem tiver débitos em atraso com uma das 23 participantes do mutirão da Serasa pode fazer acordo com credor

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, o número de inadimplentes em todo o País em janeiro deste ano bateu recorde para o mês: 59,7 milhões de pessoas
Foto: Foto: Honório Barbosa

Entre os 2,3 milhões de cearenses que estão aptos a renegociar suas dívidas, os que tiverem débitos em atraso com uma das 23 empresas participantes do feirão de renegociação de dívidas da Serasa tem até o dia 2 de abril para limpar o nome com descontos que podem chegar a 90% do valor da dívida, dependendo da situação e do credor.

Em sua primeira edição, o feirão Líquida Dívidas já começou pela internet e em endereços físicos, sendo quase 20 mil postos de atendimento, de acordo com a SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian e que está à frente do evento nacional de recuperação de crédito.

Além da possibilidade de buscar a renegociação pelo site www.Liquidadividas.Com.Br, os cearenses também poderão encontrar o serviço na Rua Pedro Borges, 20, 11º andar, nas salas 1101 à 1104 do Edifício Empresarial Clóvis Rolim, no Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta, as 8h30 às 17h30.

As empresas participantes do Liquida Dívidas são: Banco Itaú Unibanco, Recovery, Caixa Econômica Federal, AES Eletropaulo, Enel, Oi, TIM, SKY, Banco Honda, Qualicorp, BV Financeira, Calcard, Tricard, Compesa, Koerich, Kredilig, Bemol, Portocred, Cemig, Cemar, Celpa, Lojas MM e Pernambucanas. As renegociações serão feitas diretamente com estes credores, que estão disponibilizando atendimento pessoal nas lojas, por telefone e/ou por meio do chat.

De acordo com estudo da Serasa Experian, 59,7 milhões de pessoas estavam com dívidas em atraso em todo o País no primeiro mês do ano, número de inadimplentes recorde para o mês e que representa 40% da população adulta.

O vice-presidente do SerasaConsumidor, Silvio Frison, avalia que os consumidores inadimplentes podem utilizar o recurso das contas inativas do FGTS para limpar o nome. "Reabilitar o crédito é uma forma de resgatar a dignidade financeira do consumidor. O trabalhador inadimplente, que já teve acesso ao FGTS, pode utilizar o recurso para limpar o nome. Já para os credores, dar a chance de os clientes voltarem a ter o nome limpo, contribui para a retomada da economia", afirma.

Ele destaca a novidade do Liquida Dívidas é a flexibilidade de local e horário. "Até moradores de cidades mais distantes do interior do país tem a oportunidade de acertar sua vida financeira pessoalmente, em um endereço já conhecido, perto da residência ou do trabalho, em horários mais flexíveis", ressalta Frison.

Preparação

Para Frisson o consumidor deve se preparar antes para participar do evento. O primeiro passo é consultar o site do Liquida Dívidas para verificar se a empresa com a qual tem débitos está participando do evento, se ela estiver entre as listadas, Frison aconselha ao devedor revisar suas contas antes de acessar o serviço, ficando a par de quanto pode dispor para quitar seus débitos à vista ou com parcelamento.

O Serasa indica que o consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de renegociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.

Segundo os especialistas da Serasa, o trabalhador inadimplente com direito ao resgate do FGTS deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes. O SerasaConsumidor disponibiliza gratuitamente em seu site o e-book "Como se preparar para a negociação de dívidas", com dicas para negociar e limpar o nome.

Empresas

Confira as participantes:

Banco Itaú Unibanco

Recovery

Caixa Econômica Federal

AES Eletropaulo

Enel

Oi

TIM

SKY

Banco Honda

Qualicorp

BV Financeira

Calcard

Tricard

Compesa

Koerich

Kredilig

Bemol

Portocred

Cemig

Cemar

Celpa

Lojas MM

Pernambucanas

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.