15 mil argentinos a cada jogo da Copa no Brasil

Além do evento, o novo voo direto da GOL entre Fortaleza e Buenos Aires deve impulsionar o fluxo no período

Escrito por Redação ,
Legenda: Os jogos na Arena Castelão, em Fortaleza, ocorrerão nos dias 14, 17, 21 e 24 de junho
Foto: FOTO: KID JÚNIOR

Buenos Aires. A expectativa de ter um aumento significativo no número de argentinos no Ceará após a criação do voo direto entre Fortaleza e Buenos Aires deve ganhar um reforço em junho, durante o Mundial de futebol. Isso porque informações colhidas por representantes da embaixada brasileira com o trade argentino e repassadas à comitiva da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) dão conta de um número médio de 15 mil argentinos no Brasil a cada partida da 1ª fase da Copa do Mundo.

Se a estimativa funcionar tal e qual avaliaram agências de turismo e demais componentes do setor, significa que Fortaleza receberá pelo menos 60 mil argentinos, pois sediará quatro partidas da primeira fase do campeonato nos dias 14, 17, 21 e 24 de junho. E um reforço para a abalada alta temporada cearense poderá acontecer em 29 de junho e 4 de julho, quando ocorrerão partidas das oitavas e das quartas de finais na Arena Castelão, respectivamente.

Os números foram citados pelo conselheiro Joel Sampaio e pelo secretário chefe do setor de Turismo da embaixada brasileira em Buenos Aires, Victor Martins. Os dois apontaram para a Copa do Mundo como a primeira oportunidade de efetivar o interesse dos argentinos pelo "destino Ceará" durante a visita da secretária executiva de Turismo do Estado, Izelda Rocha e o gerente comercial da companhia aérea Gol, Diego Hejeij, na última quarta-feira.

Ações possíveis

"A embaixada sempre procura apoiar com o Comitê Visite Brasil pra promover os nossos destinos, principalmente, em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). No caso do Ceará, o voo (direto entre Fortaleza e Buenos Aires) é mais que bem vindo e a gente conta com o trade cearense pra ajudar a promover isso aqui", destacou o secretário. Ele disse que há três ações desenvolvidas pela embaixada que poderão servir ao Ceará na promoção do voo e, especialmente, na promoção dos destinos do Estado.

A primeira corresponde a campanhas junto ao público final, a outra é a promoção dos destinos a partir da imprensa com press trip e a terceira é realizando capacitações junto aos agentes de viagem argentinos que comercializam os pacotes para as terras cearenses.

Acertos a partir do dia 10

Os acertos para que ações deverão ser feitas em parceria com a embaixada deverão ser definidas a partir do dia 10 de maio, quando inicia a operação do voo direto e quando o titular da Setur, Bismarck Maia, deverá chegar à Argentina.

De acordo com Izelda, a proposta apresentada por Victor de "apresentar Fortaleza com mais detalhes aos argentinos" é atraente e tem embasamento seguro, pois a embaixada, a partir do comitê, acompanha cerca de 20 segmentos do mercado argentino e deve possuir informações que justifiquem essa aposta na promoção do Ceará.

Balanço e desafio

"A visita à Argentina me surpreendeu positivamente, pois eles vivem uma crise, mas são também uma oportunidade de mercado. Isso chega numa época boa, que é a copa, e o público de convidados por nós para a apresentação do voo foi excelente", afirmou se referindo à presença de agentes e operadores no evento da noite da última terça-feira.

Como desafio, Izelda Rocha aponta para a articulação do trade turístico cearense para que a oferta no Ceará seja atrativa para o argentino.

Armando de Oliveira Lima*
Repórter

*O jornalista viajou a convite da Setur

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