Tiririca vai integrar Comissão de Educação - Nacional - Diário do Nordeste

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Tiririca vai integrar Comissão de Educação

26.02.2011

O próprio deputado pediu para participar da comissão; indicação será oficializada na próxima quarta-feira

Brasília. O deputado federal Tiririca (PR-SP) foi escolhido para integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada ontem pelo líder do PR na Casa, Lincoln Portela (MG). A indicação será oficializada na manhã da próxima quarta-feira, quando será eleito o presidente da comissão.

Segundo informações da assessoria de imprensa do humorista, foi ele próprio quem pediu para integrar a comissão como membro permanente. Tiririca também pediu para participar da Comissão de Turismo e Desporto, como suplente.

"Ele foi indicado pelo fato de ser um humorista de êxito no Brasil. Evidentemente que esperamos que ele tenha ideias principalmente na área de cultura. Se ele não fosse a personalidade que é e não tivesse a tremenda audiência junto aos eleitores, ele não seria escolhido. É claro que esperamos as ideias sem apelações. Ele mostrou que é um homem gabaritado, uma pessoa alegre e um ótimo interlocutor junto à sociedade", afirmou Portela.

Durante a campanha, a revista "Época" publicou uma reportagem em que falava das suspeitas de que Tiririca seria analfabeto. Em mais de uma ocasião, a publicação pediu ao então candidato que lesse um texto, o que foi feito por assessores dele. A revista também ouviu pessoas próximas do artista que disseram que ele seria analfabeto. Depois da denúncia, Tiririca teve que fazer um teste para provar que sabia ler e escrever.

Em um sorteio na Câmara para organizar a disposição em que os deputados vão fazer seus discursos, Tiririca foi escolhido para falar no dia 28, antes de ele ser oficializado na comissão. Mas o deputado resolveu passar a vez e não há previsão para que ele faça a estreia na tribuna. O comediante foi o deputado federal mais votado do Brasil, com cerca de 1,3 milhão de votos.

Tiririca afirmou que vai trabalhar na defesa dos animais e de atividades ligadas ao mundo do circo. O parlamentar já foi vendedor de algodão doce e picolé e trabalhou no circo como equilibrista, malabarista e palhaço.

Romário

Também estreante na Câmara dos Deputados, o deputado e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) será vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto na Câmara, da qual Tiririca será suplente.

Segundo o partido, Romário não chegou a pedir o cargo, tendo apenas manifestado desejo de ser indicado como membro da comissão.

Na divisão das presidências das comissões entre os partidos, porém, coube ao PSB comandar justamente a área pela qual o ex-jogador tinha interesse. O partido, então, decidiu indicar Jonas Donizete (SP) para presidente e Romário para ser o primeiro vice-presidente.

Segundo a assessoria da liderança do PSB, Romário está se engajando na frente parlamentar que lutará pelos direitos de deficientes. O Baixinho tem uma filha com síndrome de Down. O ex-jogador foi eleito com 146.859 votos.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999