até 15 de abril

Prazo para pedido de isenção do Enem 2018 é ampliado

Segundo o Inep, a ampliação tem como objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição

13:10 · 09.04.2018 / atualizado às 13:16 por Estadão Conteúdo
Prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda-feira (2)
O pedido de isenção na taxa de inscrição deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem ( Foto: Arquivo )

O prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi ampliado até o dia 15 de abril. Antes, os candidatos tinham até o dia 11 de abril para fazer o pedido. 

A ampliação do prazo também vale para os que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.

> Saiba como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pela prova, a ampliação tem como objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame. 

Para o Enem 2018 tem direito à isenção o participante que:

- Tenha concluído o ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;

- tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu;

- tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013);

- aquele que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membros de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.