Niterói adota logomarca parecida com a de videogame de sucesso e ganha repercussão na internet - Nacional - Diário do Nordeste

Niterói adota logomarca parecida com a de videogame de sucesso e ganha repercussão na internet

Folhapress/Redação Web | 22h38 | 18.01.2013

As duas marcas são formadas por letras 'N' que juntas constituem uma espécie de cubo em três dimensões

 

Foto: Divulgação

A nova logomarca da Prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, está ganhando repercussão nas redes sociais. É que ela é muito parecida com a logo do Nintendo 64, videogame que fez sucesso no final da década de 1990 e que já saiu de linha.

As duas marcas são formadas por letras "N" que juntas constituem uma espécie de cubo em três dimensões. A principal diferença está na quantidade de "Ns", que na marca da cidade são três e na do videogame, duas. As cores e a fonte da letra também são diferentes. A semelhança no conjunto, contudo, é visível.

A marca foi lançada pelo governo do município na última quarta-feira (16) e os internautas já perceberam a similaridade. Não demorou para que paródias fossem publicadas na internet.

Foto: Divulgação

 

 

Repercussão

Já circulam na rede logos fictícias inspiradas em marcas de empresas como Nestlé, Nokia, Nike, NBC, The New York Times e Nasa. A paródia da Nike, por exemplo, coloca o nome da cidade como "Nikt", brincando com o apelido do município que é "Nikiti".

Um Tumblr foi criado com um recorte de várias paródias inspiradas em várias marcas dessas empresas.

Sobrou, inclusive, para outras cidades, como São Paulo, que ganhou uma logo inspirada no videogame Playstation, da Sony. As letras "P" e "S" da marca foram invertidas para "SP".

Segundo a Prefeitura de Niterói, quem desenvolveu a nova identidade foi a equipe de comunicação da Acec (Associação Conselho Empresarial e Cidadania) de Niterói.

Foto: Reprodução/Niterói64

Inspiração em outras cidades

De acordo com o prefeito local, Rodrigo Neves (PT), a logo foi inspirada na de outras cidades como Melbourne, no Canadá, Nova York, nos EUA, e Buenos Aires, na Argentina. A marca de Melbourne, por exemplo, traz a letra "M" estilizada em três dimensões.

Além disso, Neves disse que a logo reflete "os novos tempos da administração municipal, ressaltando a união entre as esferas de poder municipal, estadual, federal, a sociedade e instituições civis".

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999