Pernambuco

Galo da Madrugada arrasta multidão no Recife

O bloco pernambucano está no Guiness Book, como o maior bloco de rua do mundo, desde 1995

13:46 · 10.02.2018 por FolhaPress
Galo da madrugada 2018
A concentração do bloco aconteceu no Forte das Cinco Pontas, na manhã deste sábado (10). ( Foto: Reprodução/Twitter )

O Galo da Madrugada iniciou seu desfile às 10h (de Brasília), após a concentração no tradicional café da manhã do bloco, no Forte das Cinco Pontas. "Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana" é o tema das seis alegorias, criadas por Ary Nóbrega, que remetem aos antigos carnavais de rua.

Trinta trios elétricos estão espalhados pelas ruas do Recife. A previsão é que a festa termine às 18h30. Entre as atrações, a cantora Vanessa da Mata, que participa pela primeira vez, além de Elba Ramalho, Gaby Amarantos, Zizi Possi e Fafá de Belém.

O Galo arrebanhou multidão de foliões com tradicionais fantasias carnavalescas e outros que se vestiram de Michael Jackson e Jesus.

Além dos participantes, o Galo rende dinheiro extra para trabalhadores informais como Marcelo Paixão, 38, que em apenas uma hora e meia tinha vendido 60 fotos para foliões, a R$ 5 cada. Ele faz as fotos e as imprime rapidamente. "Faço com que as pessoas levem esse momento de recordação", disse ele, que espera ganhar R$ 8 mil.

Bola Preta e Galo da Madrugada brigam pelo posto de maior do mundo. Oficialmente, o Galo é o detentor do título, pois desde 1995 figura como tal no Guiness Book.

A expectativa dos organizadores era que 1,5 milhão de pessoas desfilassem no bloco carioca, 1 milhão a menos do que o esperado no Recife.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.