Diz Ibope

Lula tem maior potencial de votos

00:00 · 21.04.2017

São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) figurou, ontem, em uma pesquisa do Ibope como o presidenciável com maior potencial de voto entre 9 nomes testados pelo Instituto. Já o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), apareceu com a menor taxa de rejeição entre os tucanos (Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin).

O levantamento, realizado entre os dias 7 e 11 deste mês, com 2.002 eleitores em 143 municípios, não captou, porém, a repercussão da "lista do Fachin", relator da Lava-Jato no STF.

O Ibope testou pela 1ª vez o potencial de Doria. Embora menos conhecido do que seus colegas (44% de desconhecimento, contra 24% de Alckmin e 16% de Serra e Aécio), Doria já tem 24% de eleitores potenciais.

A ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto. Agora, um terço dos eleitores a indicam como possível opção -eram 39% há um ano. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece com 17% de potencial de voto, mas a rejeição foi de 34% para 42%. Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF, do julgamento do Mensalão, tem 24% de potencial de voto.

"Se puder"

Lula disse, ontem, que "se puder", vai disputar o Palácio do Planalto pela sexta vez em 2018.

"Vamos esperar o tempo passar, para a gente saber quem é que pode ser candidato, se eu posso ser candidato, se não posso ser candidato", afirmou.

Lula perdeu, ontem, ação judicial em que pedia R$ 1,5 milhão em indenização ao ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT) por acusá-lo em delação premiada.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.